Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça o Sora-Q, robô japonês inspirado nos Transformers que irá explorar a Lua

Pequena máquina pegou carona para o espaço espaço, em 11 de dezembro, em um foguete SpaceX Falcon 9

21 dez 2022 - 14h21
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários
O módulo lunar japonês SORA-Q
O módulo lunar japonês SORA-Q
Foto: JAXA / TOMY Company / Sony Group Corporation / Doshisha University

O "Sora-Q", módulo lunar inspirado nos Transformers, ficará em exposição no Salão de Exposições do Museu de Ciência de Osaka, no Japão, até 9 de janeiro. Antes disso, no início de dezembro, o robô pegou carona em uma viagem ao espaço um foguete SpaceX Falcon 9.

O veículo, desenvolvido pela empresa Takara Tomy para a Jaxa, a agência espacial japonea, foi projetado para futuras explorações lunares e planetárias do projeto chamado "SLIM", que já está em andamento.

Outro Sora-Q será transportado a bordo de um lander da Jaxa programado para pousar na Lua ainda em 2023. 

O projeto começou em 2015 e foram necessários seis anos para desenvolvimento desse artefato que ajudará na exploração espacial

Transformer lunar

O modelo, que tem o tamanho de uma bola de baseball, foi desenvolvido em um sistema de quatro parceiros. A Sony Group desenvolveu a tecnologia de controle do robô, a Jaxa criou tecnologia aplicada ao programa espacial, enquanto Takara Tomy e a Doshisha University miniaturizaram a tecnologia.

Com cerca de 80 milímetros de diâmetro e 250 gramas, o Sora-Q é equipado com câmeras que podem enviar imagens para a Terra em um intervalo de uma a duas horas.

Vários países e empresas se juntaram a uma nova corrida à Lua, não somente pelo prestígio nacional, mas pelo potencial de colher recursos lunares para o futuro. A Nasa planeja devolver os astronautas à superfície lunar depois de meio século. A China quer abrir uma base movida a energia nuclear.

 O “bolinha” reunirá dados sobre a superfície lunar para que o rover tripulado da Jaxa, com lançamento previsto para 2029 , possa se locomover. A agência precisa estudar os impactos potenciais da gravidade da Lua, menor do que a Terra, e a camada de regolito, também conhecida como sujeira lunar , que cobre sua superfície, disse a empresa. 

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade