Conheça os riscos à saúde por "beijar muito" neste Carnaval
No carnaval, o beijo está em alta e, com ele, vem as doenças transmitidas por essa calorosa demonstração de afeto
Carnaval é festa. Carnaval é alegria. Carnaval é muito beijo na boca. Mas espera. Será que isso é seguro? O beijo é uma das principais formas de transmissão de doenças, como a como herpes labial, mononucleose, gripe, resfriado, meningite e coronavírus, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mas nós não estamos aqui para estragar a sua festa e sim para passar informação. Para evitar esses riscos, é importante que as pessoas se conscientizem e adotem medidas preventivas. A higienização correta das mãos e da boca pode ajudar a evitar a transmissão de doenças.
Além disso, é importante que as pessoas tenham consciência dos riscos e evitem beijar muitas pessoas durante as festividades.
Boca maldita
De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, o beijo é uma das principais formas de transmissão de doenças infecciosas. E são muitas. Vamos conhecer algumas delas:
Herpes labial - uma das doenças mais comuns transmitidas pelo beijo. É causada pelo vírus herpes simples. Os sintomas incluem feridas na boca e nos lábios, além de febre e dor de cabeça.
Mononucleose - é causada pelo vírus Epstein-Barr, e os sintomas incluem febre, dor de garganta, fadiga e inchaço dos gânglios linfáticos.
Gengivite e cárie - são doenças dentárias causadas pela presença de bactérias na boca. A gengivite é uma inflamação das gengivas, que pode levar à perda dos dentes. Já a cárie é uma lesão nos dentes causada pela ação de bactérias que produzem ácido.
Meningite - infecção grave que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e os sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas e vômitos.
Gripes e resfriados - a gripe é causada pelo vírus Influenza, enquanto resfriados podem ser causados pelo Rinovírus ou similares. Ambos podem ser transmitidos facilmente pelo beijo.
Covid-19 - estamos ainda em época de transmissão da Covid-19. Com a aglomeração e, principalmente, com o contato com a saliva de outras pessoas, essa doença pode se espalhar rapidamente.
Diversão com responsabilidade
Para evitar esses riscos, é importante ter cuidado ao se relacionar com desconhecidos no carnaval. É recomendado evitar o beijo na boca com pessoas que você não conhece e, se for se relacionar sexualmente, utilizar preservativos para se proteger.
Mantenha bons hábitos de higiene para prevenir a transmissão de doenças. Lavar as mãos com frequência, evitar compartilhar copos, talheres e objetos de uso pessoal e manter a vacinação em dia são medidas importantes para proteger a sua saúde e a dos outros durante o carnaval.
Antes de se jogar na folia e sair beijando todo mundo, é importante lembrar dos riscos à saúde que essa prática pode trazer. Com cuidado e prevenção, é possível aproveitar o carnaval sem comprometer a sua saúde e a dos outros.