Conheça táticas para esfriar a casa sem ter um ar-condicionado
Veja o que você pode fazer para evitar o calor em casa mesmo sem ter um aparelho resfriador
O verão segue com dias cada vez mais quentes e não é todo mundo que pode ter um ar-condicionado, ainda mais por conta das altas contas de energia. Na última semana, algumas vezes, a temperatura chegou perto ou ultrapassou 30º C.
Nesse caso, o que fazer então para fugir do calor estonteante dentro de casa?
Deixar tudo sequinho e escolha o algodão
Uma das consequências mais indesejadas do calor é ficar com as roupas empapadas de suor. Mas há algumas alternativas para isso: usar roupas de 100% algodão; usar lençóis de algodão ou bambu, que são mais "respiráveis"; e usar um desumidificador no ambiente, que ajuda a remover o excesso de umidade no ar e pode até fazer sentir frio em climas quentes.
O algodão também é a melhor pedida de tecido para sofás e poltronas, já que o couro, o veludo e o corino são muito quentes.
Ventilador, gelo e sal
Pode parecer loucura, mas uma ótima ideia para deixar sua casa fresca é dispor um ventilador bem em frente a uma tigela cheia de gelo e sal grosso. Dessa forma, o vento esfriará assim que passar pelo recipiente, fazendo circular um ar mais "fresquinho" pela casa.
Evitar lâmpadas amarelas
Você já pode ter percebido, mas realmente as lâmpadas amarelas produzem mais calor que as LED frias. Por isso, uma dica para fugir do abafado é trocá-las pelas LED. Para se ter uma ideia, 90% de uma lâmpada incandescente se transforma em calor.
Molhar as cortinas
Esse truque de avó realmente funciona. Molhar as cortinas faz com que, na hora em que o ar quente passe, resfrie e ajude a baixar a temperatura interna da casa. Basta borrifar a água com algum borrifador de plantas e cuidar para não molhar a casa inteira. Mas é uma dica super fácil, né?
Ter plantas e regá-las à noite
Se você tem plantas, regá-las pela noite fará com que a terra fique molhada e úmida, o que transmitirá essa umidade também para o ambiente doméstico. Além disso, a própria presença das plantas no ambiente já é uma ótima medida para reduzir o calor. Elas absorvem a alta temperatura do ar, e quanto maiores e em maior quantidade, mais cumprem essa função.
Prefira pisos de madeira aos de cimento
Os pisos de madeira, de acordo com arquitetos, são bons tanto no inverno quanto no verão. E isso porque sua temperatura se mantém conservada. Pisos de cimento, por outro lado, costumam reter mais a quentura.