PUBLICIDADE

Conjunção entre Saturno e Lua causa um "eclipse" nesta quinta (27); entenda

Evento se chama "ocultação lunar" e será possível vê-lo a olho nu de São Paulo

26 jun 2024 - 12h05
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: NASA Domínio Público / Flipar

O céu verá algo parecido com um eclipse nesta quinta-feira (27). Saturno será coberto pela Lua, em um fenômeno chamado ocultação lunar. O evento começa das 9h49 e 14h03 (pelo horário de Brasília), segundo informação do guia de observação astronômica InTheSky.org.

Durante esse período será observada ainda a conjunção entre Lua e Saturno, aguardada para às 11h59. Essa é a aproximação máxima entre dois ou mais corpos celestes, precisamente o momento em que eles ocupam a mesma ascensão reta, que é o equivalente celeste à longitude terrestre.

Uma ocultação lunar só fica visível em uma pequena fração da superfície da Terra, uma vez que pela proximidade da Lua com o planeta, a sua posição no céu fica diferente dependendo da localização de quem a observa.

Quantas pessoas já pisaram na Lua? Quantas pessoas já pisaram na Lua?

Visível também a olho nu

Em São Paulo, os dois corpos celestes serão vistos a partir das 23h41. A proximidade poderá ser acompanhada por um telescópio, binóculos e também a olho nu.

No entanto, é bom frisar que se trata de uma percepção de olhar, pois na verdade os corpos estarão milhares de quilômetros separados.

Esse não será o único acontecimento celeste de junho, que é marcado pelo início de uma nova estação, com o Solstício de Inverno no hemisfério sul, ocorrido no dia 20. No dia 2, houve a conjunção entre Lua e Marte, antes do amanhecer, na direção leste. E no dia 28, será a vez de Júpiter passar ao lado do aglomerado de estrelas das Híades, além de ter o planeta Netuno em conjunção com a Lua.

Entenda as conjunções 

A explicação para as conjunções no período está no fato de que a Lua orbita a Terra enquanto os planetas orbitam o Sol, no chamado plano da eclíptica. A eclíptica é explicada como uma linha imaginária que mostra o caminho aparente do Sol no céu ao longo do ano. 

Porém, muitos dos acontecimentos no espaço não podem ser observados a olho nu. A boa notícia é que existem aplicativos que ajudam a acompanhar tais fenômenos.

Entre eles está o Star Chart, com realidade aumentada e operando semelhante a um planetário móvel, por meio de GPS e projeções em 3D, possibilitando navegar pelas galáxias.

Para os admiradores da Lua, o Moon mostra as informações sobre o satélite, permite entender a fase da Lua e outros eventos.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade