Consultório erra e troca feliz Natal por informe de câncer a pacientes
A mensagem, que dizia: “Diagnóstico – Câncer de pulmão agressivo com metástases. Obrigado”, assustou as pessoas na véspera do Natal
O consultório médico e cirúrgico Askern Medical Practice, na Inglaterra, enviou mensagens SMS por engano informando aos pacientes que eles tinham câncer de pulmão agressivo perto do Natal, no dia 23 de dezembro. Mas o comunicado que deveria ter sido enviado, na verdade, era uma frase desejando feliz Natal e Ano Novo.
A mensagem dizia: “Diagnóstico – Câncer de pulmão agressivo com metástases. Obrigado”. Também constava a instrução para começar a preencher um formulário – o DS1500 –, para reivindicar benefícios por possuir uma doença terminal.
Cerca de uma hora depois, uma correção foi enviada, pedindo “sinceras desculpas pela mensagem anterior”, enviada por engano aos celulares.
A paciente Sarah Hargreaves, que estava esperando resultados de exames médicos, disse à BBC que ficou de coração partido e se sentiu doente quando recebeu o texto. Carl Chegwin, outro paciente, também comentou que na hora que o viu, pensou: “isso é algum tipo de piada doentia?”.
Hargreaves contou que estava aguardando um resultado de uma biópsia e tinha ido ao hospital quando um teste de esfregaço tinha vindo anormal, então ficou bastante preocupada.
Os pacientes também informaram que tentaram entrar em contato com o consultório, sem sucesso.