Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Copa do Mundo do Catar: por que o gramado sempre está molhado?

Irrigação pode ajudar no desempenho dos jogadores, reduzir o calor e evitar lesões; tecnologia já permite automatizar processo

6 dez 2022 - 12h07
(atualizado às 12h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Estádio do Mineirão em Belo Horizonte/MG com irrigação automática em funcionamento.
Estádio do Mineirão em Belo Horizonte/MG com irrigação automática em funcionamento.
Foto: Reprodução / Agroclique

A Copa do Mundo do Catar está sendo marcada pelas inovações tecnológicas, e os belos estádios desmontáveis. Mas uma ferramenta antiga ainda tem protagonismo em meio a tanta novidade: a irrigação dos gramados. Além da estética, uma grama bem cuidada faz diferença no desempenho dos atletas. 

O campo afeta o esporte, e o que mantém o gramado eficiente é a irrigação. Por exemplo, em uma grama mais seca (dura) a bola não corre com tanta facilidade, a corrida dos jogadores fica mais pesada e o risco de lesão é iminente.

Outro ponto é que a grama retém muito calor e a irrigação serve para ajudar a resfriá-la mais rápido. É importante destacar que não é possível irrigar enquanto uma partida acontece. Esse processo ocorre antes da partida, durante o intervalo (na maioria dos casos) e no pós-jogo. 

Processo de irrigação

Até a década de 90, os clubes ainda usavam irrigação manual, com mangueiras. Com a evolução da tecnologia, chegou aos gramados a irrigação sistêmica e automatizada — algo que se tornou pré-requisito para a qualidade da grama. 

Em campos esportivos como os da Copa do Catar, dependendo do tipo de solo eles são irrigados de uma a quatro vezes por dia. É por isso que um sistema inteligente e sustentável é tão importante para aplicar a quantidade necessária de água que o gramado necessita para se desenvolver. 

Grama sintética pode reduzir gastos com irrigação
Grama sintética pode reduzir gastos com irrigação
Foto: Total grass / reprodução

Outros campos, como áreas de golfe, além dos controladores de água pode-se instalar softwares que gerenciam o sistema com mais eficiência e praticidade. O sistema tem a opção de ser acionado remotamente.

A tecnologia aplicada no futebol promete gramados ainda mais autossuficientes. A grama sintética (que funciona como um tapete) tem sido amplamente usada e promete reduzir despesas com irrigação, poda e eliminação de pragas

Ela é uma superfície artificial produzida a partir de polietileno, virgem ou polipropileno — materiais sintéticos e bastante similares à grama natural. Por ser composta de materiais de bom custo-benefício e alta durabilidade, permite uma aparência de gramado “verdinho” por muito mais tempo.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade