Copa do Mundo: por que atletas tomam isotônicos?
Bebida pode ser usada para recuperar hidratação e restaurar níveis saudáveis de sais minerais no corpo de atletas
Bebidas isotônicas são usadas, em resumo, para repor rapidamente as energias gastas pelo nosso corpo em uma atividade física. No caso de atletas, que realizam exercícios de alta performance, o consumo dessas substâncias pode ser um grande aliado para garantir uma recuperação de qualidade e evolução no esporte.
Um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition indicou que essas bebidas, inclusive, são melhores até do que água pura para prevenir e controlar as cãibras, contrações musculares involuntárias sentidas durante ou após uma atividade física.
Isso porque, além de ajudarem na reposição de líquido, estes suplementos ajudam a recuperar os níveis de eletrólitos, ou sais minerais, que são eliminados por meio do suor durante a prática esportiva e cuja falta é associada à ocorrência das dolorosas contrações.
O estudo mostrou que, enquanto a água pura dilui a quantidade de eletrólitos existentes no organismo e não os repõe, as bebidas isotônicas trazem os níveis de eletrólitos de volta à normalidade, melhorando o funcionamento de nosso corpo.
Bebidas isotônicas podem ser encontradas em mercados, normalmente caracterizadas por cor e sabor forte, mas também são achadas na natureza, como a própria água de coco. Por terem aproximadamente a mesma concentração de sais que nossos fluidos corporais, elas são rapidamente absorvidas por nosso corpo, o que garante chances de uma recuperação mais rápida.
Como toda substância, o consumo inadequado de isotônicos pode fazer mal à saúde. Por isso, um médico ou nutricionista deverá ser consultado para melhor direcionar como consumir a bebida.