Coreia do Sul envia foguete que decolará do Brasil
Lançamento servirá de teste para tecnologias sendo desenvolvidas por empresa sul-coreana; foguete chegou ao Brasil dentro de um Boeing
Um foguete da startup aeroespacial sul-coreana Innospace chegou ao Brasil no sábado (3), em voo especial da National Airlines, e agora se prepara para ser lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (LCA), o espaçoporto da Agência Espacial Brasileira (AEB), localizado no Maranhão.
O lançamento, que deve acontecer nas próximas semanas, servirá como um teste para o HANBIT-TLV, foguete de estágio único de 16 metros de altura. Essa será a primeira prova para o motor do lançador de satélites da Innospace, capaz de suportar uma carga de 50 kg a 500 km de altitude.
A companhia registrou algumas etapas do transporte em suas redes sociais:
✔️🛬HANBIT-TLV has arrived at Mal. Cunha Machado International Airport in Brazil. 🇧🇷 pic.twitter.com/EvFDB86GWy
— innospacecorp (@innospacecorp) December 5, 2022
A empresa sul-coreana firmou uma parceria com o Departamento Brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para lançar o SISNAV, um sistema de navegação inercial desenvolvido pela Força Aérea Brasileira e outras instituições do país. Esta tecnologia usa um computador e sensores de movimento para calcular sua posição sem a necessidade de referências externas.
First look at our suborbital rocket, HANBIT-TLV FM (Flight Model) which will start a journey to the Alcântara Space Center in Brazil for the first test flight. pic.twitter.com/g0tKCdX3WP
— innospacecorp (@innospacecorp) December 2, 2022
O projeto de desenvolvimento do SISNAV conta com apoio da AEB, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Aeronáutica. Antes de pousar no Brasil, o avião que carregava o foguete decolou de Seul, capital da Coreia do Sul, na sexta-feira (2), e fez uma parada em Dubai para ajustes técnicos.
Ele saiu dos Emirados Árabes, rumo a São Luís, por volta das 6h (de Brasília) no sábado. O Boeing utilizado na operação, antes de se tornar uma aeronave cargueira, já combateu incêndios na Global Super Tanker Services, nos Estados Unidos.