Coreia do Sul retira DeepSeek das lojas de aplicativos para revisar política de privacidade
Agência de proteção de dados sul-coreana afirma que levará tempo até que plataforma esteja em conformidade com as leis do país
Autoridades sul-coreanas anunciaram nesta segunda-feira, 17, que removeram a plataforma chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek das lojas de aplicativos locais enquanto revisam o tratamento de dados de usuários.
A plataforma foi removida até que "as práticas de processamento de dados da DeepSeek sejam examinadas minuciosamente para verificar sua conformidade" com as leis locais, disse Choi Jang-hyuk, vice-presidente da Comissão de Proteção de Informações Pessoais da Coreia do Sul, em entrevista coletiva.
A startup chinesa lançou seu chatbot R1 em janeiro, alegando que ele tinha os mesmos recursos dos sistemas de IA americanos por uma fração do custo.
Apesar disso, a Coreia do Sul, assim como outros países como França e Itália, está questionando as práticas de tratamento de dados da DeepSeek.
A agência de proteção de dados sul-coreana reconheceu que colocar o aplicativo chinês em conformidade com as leis locais "inevitavelmente levará um tempo significativo".
"Para evitar que as preocupações se espalhem ainda mais, a comissão recomenda que a DeepSeek suspenda temporariamente seu serviço enquanto faz as melhorias necessárias", disse.
O DeepSeek não estava disponível na versão sul-coreana da loja de aplicativos da Apple na segunda-feira, embora estivesse disponível para usuários que já o haviam baixado. /AFP
