Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CPUs AMD Strix Point devem ter RDNA 3+ e até 12 núcleos Zen5 mistos

Novos processadores com gráficos integrados Strix Point podem vir com 4 núcleos Zen5 e até 8 núcleos Zen5c, além de melhorias no processo de fabricação em 4nm

4 out 2023 - 13h49
(atualizado às 16h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A AMD prepara o lançamento dos processadores Ryzen 8000 para 2024 e dentre as novidades estão as novas APUs de codinome Strix Point. Um novo vazamento, cortesia do informante All the Watts no X (Twitter), revela mais detalhes sobre a "arquitetura híbrida" dos vindouros modelos e algumas especificações técnicas.

Foto: AMD / Canaltech

O vazamento corrobora informações anteriores de que as Strix Point teriam dois tipos de núcleos no CCD (Core complex die): os Zen5 e os Zen5c. Os Zen5 padrão devem ser capazes de aguentar frequências maiores e mais amplas. As variantes com sufixo "c" seriam focadas em outros aspectos, mas não necessariamente serão chamadas de núcleos de eficiência, uma vez que o conjunto de instruções da arquitetura deve ser igual ao dos núcleos padrão.

A aplicação máxima da futura geração deve conter quatro núcleos Zen5 e oito núcleos Zen5c, totalizando 12 núcleos e 24 threads. Os Zen5 podem chegar com uma distribuição de 16 MB de cache L3 e 4 MB no nível L2. Já a variante "c" manteria a mesma quantidade no L3 e subiria o cache L2 para 8 MB. O processo de fabricação dos Strix Point deve ficar por conta da TSMC em litografia de 4 nanômetros de segunda geração, possivelmente no formato de chiplets.

Strix Point pode ter 16 CUs na iGPU

Como é de se esperar, as APUs Strix Point também vão receber atualizações no chip gráfico integrado. A revisão do RDNA 3.5, possivelmente chamada de RDNA 3+, terá 16 Unidades Computacionais (CUs), 1.024 stream processors, 64 TMUs e um número ainda desconhecido de ROPs. O desempenho deve ficar próximo ao de uma Radeon RX 6500 XT, disponível para computadores de mesa.

Também há a expectativa que haja um aumento nas frequências dos módulos de memória RAM DDR5. Segundo o informante, o valor aumentará para cerca de 8.500 Mhz em LPDDR5X e para o DDR5 deve estabilizar em 5.600 Mhz.

Ainda não há informações se a AMD habilitará o PCIe Gen 5 nas Strix Point (Imagem: Reprodução/AMD)
Ainda não há informações se a AMD habilitará o PCIe Gen 5 nas Strix Point (Imagem: Reprodução/AMD)
Foto: Canaltech

Além das Strix Point, com lançamento aguardado para em algum momento de 2024, a AMD também trabalha em uma APU mais potente, chamada de Strix Halo.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade