Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

CPUs Intel Meteor Lake podem ter versões de baixa tensão

Esses modelos ainda seriam divididos em versões de 9W e 15W, criando uma verdadeira confusão de nomes para os futuros processadores Intel Core Ultra

25 out 2023 - 21h01
(atualizado em 26/10/2023 às 06h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A Intel se prepara para lançar os processadores Meteor Lake em dezembro, adotando a nomenclatura Core Ultra para designar os novos produtos. No entanto, um novo vazamento do informante Golden Pig Upgrade sugere que o time azul pode confundir ainda mais o novo esquema de nomes ao introduzir SKUs de baixa tensão.

Foto: Reprodução/Intel / Canaltech

Até agora só havia informações que a primeira geração dos Meteor Lake estaria a cargo dos modelos padrão, mas o vazamento de produtos com o sufixo U muda essa história. Via de regra, processadores que adotam essa letra são voltados para dispositivos mais finos e leves, como uma forma de diferenciar diversos modelos dentro de uma mesma geração.

O problema da nova nomenclatura é que dentro do sufixo U ainda parece haver mais duas subdivisões. Após as palavras "Core Ultra" e o número (5/7/9) que designa a família, há o identificador do processador xx5U e xx4U. Os modelos com final xx5U tem um TDP (Thermal Design Power) de 15W, enquanto os xx4U possuem consumo de apenas 9W.

A confusão de nomes da Intel

Embora seja natural que a Intel lance modelos diversificados dentro de uma geração, o principal problema está ligado com a identificação dos novos Meteor Lake. Com a nova nomenclatura, os produtos Intel Core Ultra são de fato da geração Meteor Lake, enquanto os demais processadores sem a palavra Ultra representam outras gerações.

Vale notar que a palavra Ultra também não é um indicativo de que essas CPUs são melhores do que outros modelos. Ao que tudo indica, a denominação serve apenas como um tipo de selo para se referir aos Meteor Lake, sem ligação com uma hierarquia de desempenho. Esse conjunto de regras e situações certamente vai confundir potenciais compradores e cria uma verdadeira sopa de letrinhas no novo portfólio da Intel.

Antiga família do Core i3 não terá versões na linha Ultra (Imagem: Divulgação/Intel)
Antiga família do Core i3 não terá versões na linha Ultra (Imagem: Divulgação/Intel)
Foto: Canaltech

No entanto, é válido ressaltar que embora o informante tenha um notável histórico de acertos, ainda é preciso que a companhia confirme oficialmente essas informações. É provável que mais informações surjam até o dia 14 de dezembro, quando os Meteor Lake forem lançados no mercado global.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade