Cresce o número de pessoas com RG digital, mas CNH online é mais popular
Nova Carteira de Identidade Nacional já é utilizada por 36% da população com celulares
O número de brasileiros com o RG digital no smartphone cresceu 6% em um ano, atingindo 36% da população com celulares, segundo pesquisa do Mobile Time/Opinion Box. A nova Carteira de Identidade Cacional (CIN) e aplicativos estaduais impulsionaram essa adoção, especialmente entre jovens de 16 a 29 anos.
Segundo o levantamento, apesar do crescimento, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) digital ainda é mais popular, presente em 56% dos smartphones. Esse documento é especialmente utilizado por homens e pessoas com 50 anos ou mais. O título de eleitor e a carteira de vacinação digital mantiveram taxas estáveis.
Documentos digitais
A pesquisa também mostra a importância digitalização de documentos e a necessidade de iniciativas para ampliar o acesso a esses serviços, principalmente entre as classes D e E.
O presidente do ITI, Enylson Camolesi, discutirá os desafios da CIN e dos certificados digitais no MobiMeeting Finance + ID, em outubro.
A digitalização de documentos facilita a vida do cidadão, otimizando processos e reduzindo a necessidade de portar documentos físicos.
Contudo, ainda é preciso garantir a segurança e a privacidade dos dados, além de oferecer suporte técnico para aqueles que ainda não estão familiarizados com novas tecnologias.
RG digital
O RG digital é mais um documento online para os brasileiros. Com ele, você pode carregar seu documento de identidade no celular e utilizá-lo em diversas situações, como comprovação de identidade em serviços pela internet e presenciais.
Para obter o RG digital, basta baixar o aplicativo específico do seu estado ou acessar o portal gov.br. O processo é simples e rápido, e você não precisa mais se preocupar em perder seu documento físico.