Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Criação de conteúdo e interação com cliente são áreas que as empresas mais usam IA, diz pesquisa

Apesar de 93% dos entrevistados já utilizarem IA, empresas têm desafios relacionados à otimização, gerenciamento e proteção de dados

9 mai 2024 - 15h56
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Pesquisa aponta as principais dificuldades das empresas no uso de IA generativa
Pesquisa aponta as principais dificuldades das empresas no uso de IA generativa
Foto: Forbes

Uma nova pesquisa mostra como as empresas ainda enfrentam dificuldades no uso da inteligência artificial (IA) generativa. Elaborado pela Iron Mountain, o estudo aponta que apesar de 93% dos entrevistados já utilizarem a tecnologia, as empresas ainda lutam contra desafios relacionados à otimização, gerenciamento, proteção e ativação de dados. 

Para transformar esses desafios em oportunidades, 98% dos entrevistados veem a necessidade de um líder especializado em IA, um CAIO, que pode acelerar a adoção da IA generativa e implementar uma estratégia para otimizar tanto ativos físicos quanto digitais como prioridade máxima.

"O papel emergente do CAIO - Chief AI Officer pode ajudar as empresas a estabelecer controle sobre a "IA paralela" e capitalizar o potencial desta ferramenta", diz a pesquisa. 

Números da pesquisa

Algumas das maneiras pelas quais as empresas estão usando IA atualmente incluem:

  • Criação de conteúdo (50%)
  • Interação com clientes (49%)
  • Desenvolvimento de código (32%)

Os principais desafios que a IA generativa traz para as organizações incluem:

  • Planejamento de recursos para treinar e implementar modelos de IA generativa (38%)
  • Obtenção, proteção e preparação de dados de ativos físicos e digitais para uso no treinamento de modelos generativos (38%)
  • Garantir que os modelos de IA generativa sejam precisos, imparciais e transparentes (37%)
  • Proteger e gerenciar os dados e outros ativos criados pela IA generativa (36%)

Quando questionados sobre o que a liderança com enfoque em IA pode ajudar a alcançar em relação à IA generativa, a principal resposta foi criar uma estratégia unificada de ativos para otimizar ativos físicos e digitais (50%).

A pesquisa “Capitalizando a inteligência artificial generativa: o papel de um líder dedicado de IA e da estratégia unificada de ativos” ouviu executivos de empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Índia e Austrália.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade