Criada por programa, foto de Musk beijando robô lança dúvidas no Twitter
Objetivo da postagem era alertar sobre os perigos do uso de inteligência artificial
Novas fotos do bilionário Elon Musk deixou a internet perplexa no último fim de semana. Já conhecido por suas falas polêmicas, desta vez a imagem de Musk beijando robôs — criada por uma inteligência artificial — surpreendeu internautas.
As fotos de Musk beijando e abraçando várias humanoides femininas viralizaram nas redes sociais. David Marven, CEO de uma construtora, compartilhou as imagens online com a seguinte pergunta: "Elon Musk anuncia a futura esposa, quem é ela?".
"É o primeiro robô que foi fabricado especificamente projetado com inteligência artificial, com a personalidade e as características da mulher que ele sonha... uma pessoa normal que tenha todas as especificações exigidas", escreveu Marven no Twitter.
Ele acrescentou que '"Catnilla" é um robô movido a energia solar que não precisa ser carregado e está equipado com meios sensoriais que a fazem se sentir triste ou feliz.
“Ela tem uma mentalidade equilibrada e interativa… então ela pode compartilhar se estiver em uma crise, seus sentimentos ou quando é exposta a qualquer estresse psicológico”, acrescentou Marven.
Elon Musk announces the future wife who is she?
It is the first robot that has been manufactured specifically designed with artificial intelligence with the personality and the characteristics of the female that he dreams of…which is not found in any normal person, because of… pic.twitter.com/a2JdpTfwef
— Daniel Marven (@danielmarven) May 16, 2023
A verdade por trás das fotos
No fim do texto, o CEO revelou que as imagens bizarrras foram criadas usando inteligência artificial. Marven disse que o objetivo de seu cargo era “esclarecer os perigos da IA”.
'Especialmente depois que a Tesla lançou o primeiro robô integrado "Optimus"', acrescentou.
Os usuários do Twitter se impressionaram com as fotos, com um deles escrevendo: "O trailer de Black Mirror acabou de sair".
Outro usuário compartilhou suas preocupações com inteligências artificiais: "Esta postagem esclarece um dos perigos da IA — ela está sendo usada para gerar imagens como essas, enganar as pessoas e fazê-las pensar que são reais".
Na semana passada, a Tesla divulgou um clipe de cinco de seus robôs Optimus saltando – a revelação inicial do protótipo de US$ 20.000 foi criticada por especialistas.
Os robôs podem andar, pegar coisas e realizar tarefas simples. No entanto, Elon Musk se referiu a eles como "companheiros".
Optimus deveria ser a estrela da apresentação do AI Day da Tesla, evento ocorrido em setembro do ano passado, já que Musk afirmou que seria "uma transformação fundamental para a civilização como a conhecemos".
Mas os especialistas em robôs criticaram o protótipo. "Nada disso é de ponta", twittou Cynthia Yeung, chefe de produto da plus One Robotics. 'Contrate alguns PhDs e vá a algumas conferências de robótica @Tesla".
Optimus tem conectividade WiFi e LTE e funciona com o software de piloto automático da empresa. Suas mãos e joelhos são inspirados nos humanos. A Tesla afirma que o robô pode carregar uma bolsa de 9 quilos em uma mão e possui articulações otimizadas.