Criança escapa de ataque de tubarão dando socos; estratégia funciona?
Especialistas alertam que a melhor defesa é incomodar o tubarão acertando áreas sensíveis do rosto com objetos
Uma menina de 13 anos sobreviveu a um ataque de tubarão na Flórida, nos EUA, após dar socos e espantar o animal. A história foi ao ar em um portal local no último sábado (13).
A jovem disse que recebeu 19 pontos depois de ser mordida no estômago, braço, dedo e na parte superior do joelho. Para sobvreviver, ela seguiu o que especialistas recomendam para despistar tubarões: atacar áreas sensíveis do animal, como o focinho, olhos e guelras.
Manuais de segurança contra ataques de tubarão alertam que usar a força bruta ou se fingir de morto são maneiras pouco efetivas de se proteger em momentos como esse.
O melhor é apelar para a estratégia e buscar incomodar o tubarão acertando áreas sensíveis do rosto com objetos próximos, como pranchas, óculos ou, na falta deles, com as mãos.
O tubarão mordeu a jovem primeiramente na barriga. Depois de ser espantado, retornou para outra tentativa e foi impedido por empurrões e investidas da menina.
"Eu estava meio em choque com tudo o que aconteceu, então não estava realmente com dor porque a adrenalina estava nas alturas", disse ao ABC Local 10 News.
O Arquivo Internacional de Ataques de Tubarão, mantido pelo Museu da Flórida, lista algumas dicas de segurança para evitar incidentes do tipo.
Como evitar ataques de tubarão?
- Nade com um amigo;
- Fique perto da costa;
- Não nade ao amanhecer ou ao entardecer;
- Não nade perto de cardumes de peixes ou onde as pessoas estão pescando;
- Evite usar joias.
O que fazer se um tubarão se aproximar de você?
- Mantenha contato visual com o tubarão;
- Afaste-se lentamente e, se possível, saia da água.
O que fazer se o tubarão tentar morder você?
- Acerte o tubarão nos olhos e guelras;
- Áreas sensíveis podem ser feridas independentemente da força pessoal;
- Acerte o tubarão no focinho e empurre - lembre-se que a resistência da água pode enfraquecer seu soco.
Sem medo de voltar à água
Natural da Flórida, a jovem mordida pelo tubarão disse que nunca teve medo do oceano. E, mesmo depois desse encontro assustador, planeja voltar às águas. "Era água limpa, então você nunca sabe quando isso vai acontecer."
Ela acredita que ela foi mordida por um tubarão-touro de cerca de 1,5 a 2 metros de comprimento e está se recuperando em casa.