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Curitiba testa equipamento de radar para multar carros barulhentos

Novo sistema para radares já começou a ser testado em Curitiba, mas multas só devem ser aplicadas a partir de 2023

3 out 2022 - 15h09
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Novidade foi desenvolvida pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran
Novidade foi desenvolvida pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran
Foto: Reprodução/SMCS

Uma nova tecnologia para radares de trânsito foi lançada ao Brasil nesta segunda-feira (3) com o objetivo de combater o ruído excessivo dos veículos. Usada na França, ela começa a ser testada nas ruas de Curitiba, especificamente na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã.

A novidade foi desenvolvida pela empresa de fiscalização e gestão de trânsito Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito). O detector de ruídos da Perkons capta amostras de som (e imagens) emitidas pelo escapamento dos automóveis e funciona com o equipamento atual de radares, responsável por medir a velocidade dos veículos.

Com os dados coletados pelo equipamento, o plano é identificar os veículos mais responsáveis pelo barulho e os horários que mais rodam na cidade para reforçar a fiscalização a partir disso, segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella.

iniciativa para testar o aparelho veio da própria população paranaense, que estava incomodada com o excesso de barulhos nas vias. 

Como ainda é um sistema novo, ele não pode ser usado para multar os motoristas. Para isso, ele necessita de homologação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) e da regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Mas a expectativa é que a emissão de multas comece em 2023, além da instalação de mais radares do tipo.

Uma resolução de 2016 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) prevê multa de R$ 195,23 e cinco pontos a menos na carteira de habilitação a quem estiver com som alto do lado externo do veículo.

Fonte: Redação Byte
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