Descobrir o melhor caminho era um problema não resolvido desde os anos 1970; um algoritmo encontrou a solução em um piscar de olhos
Desde 1950, os cientistas da computação têm tentado resolver o problema do fluxo máximo. Agora, já há uma solução
Na década de 1950, os cientistas da computação perceberam algo. À medida que a sociedade avançava e se tornava maior e mais densa, junto com suas redes de transporte, as lentidões, aglomerações e congestionamentos de tráfego se tornavam mais evidentes. Desde então, não têm cessado as ideias e propostas em busca de resolver o problema dos engarrafamentos e de seus fluxos mais eficientes — a solução estava em um algoritmo "absurdamente rápido".
O anúncio
Em junho de 2024, uma equipe de pesquisadores do ETH (Instituto Federal de Tecnologia) de Zurique apresentou no Simpósio Anual da ACM sobre Teoria da Computação o que, em teoria, é o algoritmo de fluxo de rede mais rápido possível. O trabalho pioneiro da equipe liderada pelo pesquisador Rasmus Kyng aborda a questão de como alcançar o fluxo máximo em uma rede e, ao mesmo tempo, minimizar os custos de transporte.
Um exemplo antes de explicar com mais detalhes. Imagine que você está utilizando uma rede de transporte europeia buscando a rota mais rápida e barata para transportar a maior quantidade possível de mercadorias de Madrid a Londres. O algoritmo de Kyng pode ser aplicado nesses casos para calcular o fluxo de tráfego ótimo e de menor custo para qualquer tipo de rede, seja ferroviária, rodoviária, fluvial ou da internet. E ele faz isso tão rapidamente que assusta: pode fornecer a solução no mesmo momento em que um computador lê os dados que descrevem a rede.
Contexto
Como mencionamos no início, o feito da equipe de Kyng ...
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