Descubra o que são os elementos estranhos encontrados nas nuvens de Vênus
Pesquisa publicada na revista Science Advances revelou mais dois minerais que compõem as nuvens presentes na atmosfera do planeta
O que faz as nuvens que envolvem Vênus absorverem luz ultravioleta? Um grupo de astroquímicos descobriu que, o que parecem ser faixas estranhas no planeta são, na verdade, minerais contendo ferro. Inicialmente, cientistas acreditavam que se tratavam de microrganismos.
A pesquisa, publicada na revista Science Advances, revelou mais dois minerais que compõem as nuvens presentes na atmosfera do planeta: romboclásio e sulfato férrico ácido.
O estudo foi realizado por uma colaboração da Universidade de Cambridge com laboratórios da Universidade de Harvard.
Os pesquisadores sintetizaram vários compostos de ferro que poderiam existir nas nuvens de Vênus e os mergulhou em concentrações variadas de ácido sulfúrico. A partir disso, eles descobriram que quando duas das fases minerais — de romboclásio e sulfato férrico ácido — são combinados, o composto que sobra absorve a luz ultravioleta de forma eficiente.
"Os padrões e o nível de absorção mostrados pela combinação destas duas fases minerais são consistentes com as manchas escuras de UV observadas nas nuvens venusianas. Estas experiências específicas revelaram a intrincada rede química existente na atmosfera e lançaram luz sobre o ciclo elementar na superfície venusiana", disse o pesquisador Clancy Zhijian Jiang, em comunicado.
“Os únicos dados disponíveis para a composição das nuvens foram coletados por sondas e revelaram propriedades estranhas que até agora não fomos capazes de explicar completamente”, disse Paul Rimmer, autor do estudo.
Segundo os pesquisadores, a possibilidade de aprender mais sobre Vênus será maior nos próximos anos, quando a NASA e ESA lançarem missões espaciais que investigam o planeta.