Designers usam ChatGPT e outras IAs para criar sofá que cabe em "envelope"; veja
Ferramentas de inteligência artificial foram usadas para criar modelo de sofá que pode ser dobrado e transportado com facilidade
O estúdio de design dinamarquês Space10 e a empresa suíça Panter&Tourron usaram o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial para desenvolver um sofá completamente dobrável, que pode ser carregado como um "envelope".
O móvel é modular, possui braços ajustáveis e painéis finos para que se possa adicionar o estofado. Pesando cerca de 10 kg, ele pode ser levado por uma única pessoa quando dobrado.
Como foi o processo?
A ideia de criar móveis com design inovador já rondava o time de designers desde 2019, mas a iniciativa foi pausada durante a pandemia. Os trabalhos foram retomados com o surgimento de ferramentas de inteligência artificial mais acessíveis.
Georgina McDonald, uma das responsáveis pela parte dinamarquesa do projeto, afirma que, em um primeiro momento, a inteligência artificial deu uma resposta negativa ao projeto - o que só instigou os pesquisadores ainda mais na criação do protótipo.
“Como parte da estratégia original, eu escrevi no ChatGPT ‘um sofá pode caber em um envelope?’ E, claro, a resposta foi não”, explica. “Isso nos empolgou bastante, já que o algoritmo é alimentado por conotações do que é um sofá e o que é um envelope", disse ao portal Fast Company.
Além do ChatGPT, os designers trabalharam em várias iterações, utilizando ferramentas de geração de imagens baseadas em IA, como o Midjourney e o Dall-E, até chegarem ao design final: um modelo que assemelha a assentos de uma lanchonete e que pode ser dobrados como um origami.
O sofá-envelope está em exposição no Festival de Arquitetura de Copenhague e ainda não está disponível para venda. Segundo os criadores, o objetivo atual é colher feedback do público antes de aprimorar o produto.
“ChatGPT, stable Diffusion, Midjourney e Dall-E não podem dizer se o sofá é confortável, ou se o tecido é suave o suficiente, ou se ele vai ser seguro”, conta McDonald.