Desligar o WiFi do celular à noite é bom; e se você desconectar completamente é ainda melhor
Desligar o Wi-Fi do celular enquanto você dorme não trará nenhuma vantagem perceptível. É uma prática válida, mas pode ser complementada com outras ações, como desligar o roteador.
O NFC, os dados móveis, o Wi-Fi… Nosso celular está sempre enviando e recebendo sinais, então, em alguns momentos, pode valer a pena desativá-los para garantir um descanso melhor. Isso também vale na hora de dormir: desligar o Wi-Fi à noite pode ser uma boa ideia, mas sem grandes impactos.
Manter tudo ligado é mais prático, mas não significa mais eficiência. O fato é que, quanto mais conexões sem fio estiverem ativas, mais bateria o celular vai gastar. E isso inclui o Wi-Fi - um dos principais motivos para desligá-lo quando não estiver em uso, como enquanto você dorme.
Manter o Wi-Fi ligado enquanto você dorme não vai afetar o seu sono.
Existem muitos mitos sobre a conexão sem fio e seus efeitos, mas as evidências científicas atuais não mostram que o Wi-Fi doméstico cause qualquer problema. Portanto, desligar o Wi-Fi do celular enquanto você dorme não vai trazer benefícios para o aparelho nem melhorar seu desempenho.
Como mencionamos no início, manter uma conexão ativa consome energia. Além disso, o próprio roteador também gasta eletricidade: embora o consumo não seja tão alto quanto o de uma geladeira, o gasto anual pode variar entre 120 reais dependendo do modelo, do uso e do tempo em que o aparelho fica ligado. A potência costuma oscilar entre 8 a 10 W em uso moderado e pode chegar a 30 ou 40 W em sessões intensas de jogos online.
Um roteador costuma consumir alguns centavos de euro por dia. Se for um modelo mais potente e usado para gaming, o gasto pode passar de 15 ...
Matérias relacionadas
Alguém conseguiu fazer o jailbreak do Kindle; e faz mais sentido do que parece