PUBLICIDADE

Destaque da NASA: galáxia e estrelas em formação é foto astronômica do dia

A foto destacada pela NASA hoje traz NGC 2403, uma bela galáxia do tipo espiral. Saiba mais sobre este objeto encontrado a 10 milhões de anos-luz da Terra

3 jun 2024 - 22h48
(atualizado em 4/6/2024 às 01h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A foto destacada pela NASA nesta segunda (3) no site Astronomy Picture of the Day traz NGC 2403, uma bela galáxia espiral. Ela pode ser encontrada a 10 milhões de anos-luz da Terra na direção da constelação Camelopardalis, a Girafa. 

A galáxia se estende por cerca de 50 mil anos-luz. Ela é do tipo espiral, e seus braços abrigam as chamadas regiões HII, que são como berçários de estrelas. Para encontrá-las, é só procurar o brilho avermelhado, vindo do hidrogênio atômico. 

Estas regiões formadoras de estrelas são vastas, e recebem a energia das estrelas quentes e massivas que chegaram ao fim dos seus ciclos. Quando alcançam esta etapa, elas explodem em supernovas, alguns dos eventos mais energéticos do universo. 

Aliás, a NGC 2403 não está sozinha na imagem; o clique capturou também estrelas em primeiro plano, que fazem parte da nossa Via Láctea. 

Galáxia NGC 2403, encontrada a 10 milhões de anos-luz (Imagem: Reprodução/(Team F.A.C.T.) Lilian Lbt - Cyrille Malo - Maxime Martin - Clément Daniel - Paul Grasset - Louis Leroux-Géré)
Galáxia NGC 2403, encontrada a 10 milhões de anos-luz (Imagem: Reprodução/(Team F.A.C.T.) Lilian Lbt - Cyrille Malo - Maxime Martin - Clément Daniel - Paul Grasset - Louis Leroux-Géré)
Foto: Canaltech

Se você observar bem, vai notar algumas estruturas escuras repletas de poeira. Elas são nuvens interestelares conhecidas como nebulosas de fluxo integrado, e pertencem à nossa galáxia. 

Galáxias espirais

Como mencionamos acima, NGC 2403 é uma galáxia espiral como a Via Láctea. A maior parte das galáxias conhecidas pelos cientistas é do tipo espiral; as outras categorias principais são as do tipo elíptico e irregular. 

A maioria das galáxias espirais tem um bojo central cercado por um disco achatado de estrelas em rotação. O bojo é feito de estrelas antigas, e é também o lar dos buracos negros supermassivos destas galáxas. 

Ironicamente, os braços delas, que são característica mais marcante das galáxias espirais, ainda são um grande mistério para os cientistas. Ainda não se sabe exatamente como os braços delas foram formados, mas uma possibilidade é que sejam causados por ondulações no disco galáctico.

Fonte: NASA

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade