Destaque da NASA: galáxia mais distante conhecida é a foto astronômica do dia

A foto destacada no Astronomy Picture of the Day, da NASA, é a galáxia mais distante já detectada, descoberta pelo telescópio James Webb

25 jun 2024 - 06h54

A foto destacada pela NASA nesta segunda-feira (24) é protagonizada por JADES-GS-z14-0, a atual recordista de galáxia mais distante já encontrada. A descoberta foi feita por meio do telescópio James Webb e anunciada em maio.

Foto: NASA/STScI/B. Robertson/B. Johnson/S. Tacchella/P. Cargile / Canaltech

A maioria das galáxias que conhecemos tem cerca de 10 bilhões de anos de idade, mas algumas delas são ainda mais antigas. Agora, com o Webb, os cientistas detectaram uma galáxia localizada a mais de 13.421 bilhões de anos-luz de distância (desconsiderando a expansão do universo).

Uma vez que tempo e espaço são intrinsecamente associados (a luz leva 1 ano terrestre para percorrer 1 ano-luz), essa distância significa que já existia há 13.421 bilhões de anos. Isso corresponde a 300 milhões de anos após o Big Bang.

Na imagem, JADES-GS-z14-0 é apenas uma mancha tênue de luz avermelhada, em meio a inúmeras de outras galáxias — muitas delas bem mais perto da Terra.

JADES-GS-z14-0 é quase imperceptível na imagem do Webb, mas tem 1.600 anos-luz de diâmetro (Imagem: Reprodução/NASA/CSA/STScI/B. Robertson/B. Johnson/S. Tacchella/P. Cargile)
JADES-GS-z14-0 é quase imperceptível na imagem do Webb, mas tem 1.600 anos-luz de diâmetro (Imagem: Reprodução/NASA/CSA/STScI/B. Robertson/B. Johnson/S. Tacchella/P. Cargile)

A JADES-GS-z14-0 surpreende também por outros aspectos, como a quantidade inesperada de poeira. Além disso, foi detectada em comprimentos de onda mais longos, algo raro para objetos tão distantes.

Uma galáxia atípica

Os cientistas detectaram uma forte emissão de gás oxigênio, algo inesperado para galáxias naquela época. Como esse elemento é formado por explosões de supernovas, a JADES-GS-z14-0 poderia provar que estrelas massivas já existiam 300 milhões de anos após o Big Bang.

Por fim, o diâmetro superior a 1.600 anos-luz surpreendeu os cientistas, que ainda não sabem explicar como essa evolução foi possível em tão pouco tempo. Afinal, em escalas cósmicas, 300 milhões de anos é um "piscar de olhos".

Juntas, essas características fazem a JADES-GS-z14-0 destoar dos modelos teóricos aceitos do universo primitivo. A existência da galáxia sugere que muitas outras semelhantes podem estar escondidas, esperando para serem descobertas pelo Telescópio Espacial James Webb.

Fonte: APOD