Detetives de Dubai terão Google Glass para combater crime
O dispositivo será usado em uma primeira etapa para combater violações de tráfego e rastrear veículos suspeitos de transgressões
A polícia de Dubai planeja paramentar detetives com os óculos Google Glass para ajudá-los a combater o crime usando tecnologia de reconhecimento facial, disse um porta-voz da polícia no rico emirado do Golfo Pérsico.
O dispositivo vestível (wearable) consiste em uma pequena tela de computador montada no canto de uma armação de óculos e é capaz de tirar fotos, gravar vídeos e reproduzir sons.
O porta-voz confirmou uma notícia do jornal 7 Days, de Dubai, de que um software desenvolvido pela polícia de Dubai permitirá uma conexão entre o usuário e um banco de dados de pessoas procuradas.
Uma vez que o dispositivo "reconheça" um suspeito com base em uma impressão facial, ele alertará o policial usando o aparelho.
O dispositivo será usado em uma primeira etapa para combater violações de tráfego e rastrear veículos suspeitos de envolvimento em transgressões automotivas. Uma segunda etapa verá a tecnologia ser repassada para detetives, disse o porta-voz.
A companhia norte-americana de Internet disse em uma publicação de blog em maio que qualquer pessoa nos Estados Unidos pode comprar o aparelho por US$ 1,5 mil (aproximadamente R$ 3,7 mil).
A decisão de Dubai aparentemente está em linha com a determinação das autoridades de não poupar gastos para equipar a polícia.
No ano passado, Dubai anunciou que forneceria carros esportivos de 400 mil dólares da Lamborghini para uso em importantes centros turísticos. O vice-chefe da polícia de Dubai disse que os veículos estão de acordo com a imagem da capital do Golfo.