Dia D: quais bancos estão no Desenrola Brasil?
Em vigor desde a segunda quinzena de julho, o programa Desenrola Brasil do Governo Federal tem como objetivo facilitar a negociação de dívidas entre pessoas físicas/jurídicas e empresas, incluindo instituições bancárias. A iniciativa prevê uma redução no número de inadimplentes no país.
Hoje (22), o Governo Federal realiza o "Dia D - Mutirão Desenrola" especialmente para a renegociação de inadimplências. Vale lembrar que as condições do programa acontecem até dia 31 de dezembro e, nesse meio tempo, os clientes com dívidas podem procurar as instituições - tal como o Procon.
Abaixo, confira os bancos que já foram confirmados no programa. Aproveite para ver se sua organização financeira se enquadra no Desenrola Brasil.
Desenrola Brasil: descubra se o seu banco integra a lista de participantes
O Banco do Brasil e a Caixa Econômica não poderiam ficar de fora da iniciativa do Governo Federal. Afinal, ambos já firmaram parcerias em outros programas similares em ocasiões anteriores.
O primeiro deles conta com mais de 74 milhões de clientes, incluindo professores concursados e servidores federais, enquanto o segundo tem atualmente cerca de 148,1 milhões de clientes espalhados pelo Brasil.
Na linha de bancos tradicionais, há ainda instituições como Bradesco, Itaú e Santander. Vale destacar que o programa já atendeu mais de 2,7 milhões de pessoas e o valor total das renegociações chegam a média de R$ 20 bilhões.
Os débitos anotados devem estar entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022 e as dívidas podem ser de até R$ 20 mil. Mas atenção: cada instituição seguirá suas próprias normativas internas para avançar nas negociações.
Fintechs e plataformas digitais que participam do Desenrola Brasil
É preciso mencionar as fintechs, startups de serviços financeiros - como bancos digitais -, que já confirmaram sua participação nas negociações do Desenrola Brasil. São elas:
- Mercado Pago;
- PicPay;
- Nubank;
- Inter.
Para participar do Desenrola Brasil, pessoas negativadas devem se atentar ao período de anotação de sua dívida, já mencionado anteriormente, e o valor máximo de sua renda bruta mensal. A partir disso, basta entrar em contato diretamente com sua instituição financeira para chegar em um acordo que seja benéfico para ambas as partes.
Quais os canais de atendimento disponíveis?
Para cada instituição financeira participante, há canais específicos para atendimento personalizado já divulgados. Veja!
- Banco do Brasil: em todas as agências, no aplicativo Internet Banking, plataformas digitais como o BB Renegocie e a Central de Relacionamento;
- Bradesco: plataforma Bradesco dívidas, Canais Digitais, incluindo WhatsApp e Internet Banking, além de sua rede de agências;
- Caixa Econômica: Plataforma Caixa Desenrola, Aplicativo Caixa Tem, WhatsApp e central de atendimento via telefone;
- Itaú: Plataforma Renegociação Itaú e WhatsApp;
- Santander: Plataforma Santander Renegociação, WhatsApp e central de atendimento via telefone;
- Inter: aplicativo, canais de atendimento oficiais e Portal Inter Negocie;
- PicPay: site oficial do banco digital ou pelo telefone 0800 120 0122;
- Nubank: aplicativo oficial, chat do app e telefones oficiais;
- Mercado Pago: canais de atendimento e aplicativo.
Quais dívidas não podem ser negociadas no Desenrola Brasil?
Para negociar sua dívida com os bancos por meio do programa do Governo Federal, é também importante ficar atento a algumas regras estabelecidas previamente. Há uma lista de dívidas, por exemplo, que não se encaixa na Fase 2 do Desenrola Brasil. Confira abaixo!
- dívidas de crédito rural;
- débitos com garantia da União ou de entidade pública;
- dívidas que não tenham o risco de crédito integralmente assumido pelos agentes financeiros;
- dívidas com qualquer tipo de previsão de aporte de recursos públicos;
- débitos com qualquer equalização de taxa de juros por parte da União.
Apesar disso, com o Desenrola Brasil, é possível conseguir descontos para quitação imediata, seja à vista ou parcelado. Inclusive, nesse último caso, quando a primeira parcela for paga, a instituição em questão tem um prazo máximo de até 5 dias para retirar o nome da pessoa negativada das plataformas de proteção de crédito.
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