Dirigir um carro de luxo te deixa mais atraente para a sociedade, mostra estudo
Pesquisa da UFRN diz que homens que dirigem carros de luxo são vistos com níveis mais altos de domínio social
Um novo estudo descobriu que possuir um carrão pode melhorar a forma como as pessoas veem você. Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) descobriram que os homens que dirigem carros de luxo são vistos com níveis mais elevados de valores de acasalamento e domínio social, além de serem avaliados como mais competentes.
“Os resultados indicam que os sujeitos com carros premium foram avaliados com maior valor de acasalamento e dominância. As descobertas sugerem que o consumo de produtos de luxo influencia a percepção social que corresponde às características autopercebidas”, relata o estudo, publicado na Science Direct.
O estudo
No total, 171 participantes foram questionados sobre o valor do acasalamento e dominância social quando se olha para pessoas do sexo oposto que possuem supercarros.
Aproximadamente 93 voluntários eram mulheres e o restante eram homens que olharam para quatro personas que foram criadas para mostrar informações relacionadas à sua profissão, hobby e carro – seja um veículo de luxo ou popular.
Dois destes "personagens" tinham carros premium e os outros veículos populares. As descrições de profissões e hobbies tiveram conteúdo equivalente quanto ao status social.
“Confirmando a primeira hipótese, observou-se que tanto as mulheres como os homens atribuíram maior valor ao acasalamento aos sujeitos que possuíam carros premium. Semelhante a outros itens de luxo, como apartamentos e roupas, os carros premium indicam a posição de um indivíduo na hierarquia", relata o estudo.
Os resultados também determinaram que as pessoas de status mais elevado são vistas como mais competentes e favorecidas na seleção de empregos.
“É provável que os indivíduos com carros premium tenham sido considerados mais atraentes devido aos potenciais benefícios associados ao status elevado. No geral, tanto homens como mulheres podem beneficiar de relacionamentos com parceiros que possuam estes atributos", mostra a pesquisa.
A segunda parte do estudo analisou como uma pessoa que possui um carrão se percebe.
Uma amostra de 409 participantes, 206 mulheres e 203 homens, que possuíam veículos luxuosos e populares, foi solicitada a relatar sua autopercepção de status social, domínio social e parceiros.
Os participantes com um carro premium apresentaram níveis mais elevados de status social subjetivo do que aqueles com um carro popular ou sem veículo.