Do V3 ao BlackBerry: veja celulares que completam 20 anos em 2024
Modelos flip, tijolão e os primeiros smartphones da época fizeram sucesso em 2004
Você piscou e já se passaram 20 anos desde o "boom" de smartphones no mundo, quando a sociedade começou a descobrir os benefícios (ou não) de ter um mini computador em mãos, facilitando a comunicação, as pesquisas e a vida em geral.
Vale ressaltar que, o início dos anos 2000 marcou com a chegada de alguns smartphones nos Estados Unidos. No Brasil, esses dispositivos chegaram bem depois. Mas, alguns modelos, bastante conhecidos por nós, já eram considerados smartphones na época.
Confira abaixo alguns modelos de celulares — smartphones ou não — que eram os queridinhos dos usuários em 2004.
Motorola RAZR V3
O modelo de "flip", o famoso abre e fecha, foi um dos celulares mais populares em 2004. O aparelho da Motorola foi vendido 130 milhões de vezes no mundo todo. O modelo flip de espessura fina e visor externo para exibir hora, data e notificações bateu recorde atrás de recorde.
O RAZR V3 foi eleito quatro anos seguidos como o celular mais vendido nos Estados Unidos. É fácil entender o motivo, afinal, ele ditou a tendência no mercado de celulares por um longo tempo.
Com apenas 5.5 MB de memória (não expansível), esse modelo conquistou pelo design. Outros modelos da linha RAZR foram apresentados pela Motorola, mas nenhum foi tão icônico como o V3.
BlackBerry 7730
Os BlackBerrys eram conhecidos por sua excelente capacidade de acessar contas de e-mail e trocar mensagens,principalmente pelo público corporativo.
Em 2004, o BlackBerry 7730 apresentou uma evolução discreta em relação ao modelo 6230, com uma tela quadrada (240 x 240 pixels) colorida de 8 centímetros, que permitia a visualização de documentos ou ler e-mails de forma mais confortável, com a agilidade que também oferecia a roda lateral de sroll.
Samsung E310
Na onda do sucesso de abertura "flip", do Motorola V3, a Samsung apostou no modelo E310, e obteve muitas vendas deste aparelho em 2004.
Apesar de sua pequena tela e da conectividade GSM, o modelo já oferecia acesso à internet, com navegação via quatro teclas fixas.
O Samsung E310 foi um dos smartphones que se popularizou por conta da forte presença no catálogo das operadoras.
Siemens C65
Atualmente, a Siemens não fabrica mais celulares. Mas, em 2004, o Siemens C65 foi um modelo clássico de "tijolão" com tela pequena e um design relativamente simples, que foi lançado em março daquele ano.
Apesar da simplicidade, foi um campeão de vendas. O principal destaque do modelo era o seu joystick presente abaixo da tela, que permitia explorar os menus do dispositivo, portais se deslocando para diversas opções para confirmar ações.
Nokia 6630
Com um design bem peculiar — e que não entrava em qualquer bolso — o Nokia 663 contava com câmera de 1.3 MP e gravava vídeos em 176 x 144 pixels, armazenamento em cartões MMC de até 2 GB (com 32 MB ou 64 MB inclusos no dispositivo).
O sistema operacional Symbian S60, com visualizador de documentos do Office, dava a opção de videochamadas, mesmo sem câmera frontal. Moderno, né?