Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Doença da "vaca louca" causa duas mortes na Bahia

Popularmente chamada de "vaca louca", a doença de Creutzfeld-Jakob provocou duas mortes na Bahia. Outros três pacientes foram diagnosticados com o quadro

10 out 2022 - 15h43
(atualizado às 18h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades de saúde da Bahia confirmaram cinco casos da doença popularmente conhecida como "vaca louca", incluindo duas mortes. No momento, dois pacientes estão internados e recebem tratamento médico. As informações foram confirmadas, nesta segunda-feira (10), pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Investigações estão em andamento.

Vale explicar que as duas mortes na Bahia foram causadas pela doença de Creutzfeld-Jakob — o nome oficial da "vaca louca" quando atinge humanos —, de acordo com o G1. O quadro degenerativo provoca alterações neurológicas e tremores, além de ser potencialmente fatal — cerca de 90% dos indivíduos infectados morrem em até um ano.

O que sabemos sobre as duas mortes causadas por "vaca louca" na Bahia?

Foto: Wavebreakmedia/Envato / Canaltech

Todos os pacientes contaminados com a doença da "vaca louca" na Bahia são residentes da capital do estado, a cidade de Salvador. Até o momento, as autoridades de saúde não detalharam a idade dos pacientes que foram diagnosticados e nem dos que morreram em decorrência do quadro.

Sabe-se que os indivíduos que estão hospitalizadas tiveram o quadro da "vaca louca" confirmado no dia 6 de outubro. No entanto, a data dos óbitos não foi informada e não se divulgou o estado de saúde do paciente que não foi hospitalizado (o quinto caso).

No momento, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) acompanha a situação da doença na Bahia. Vale lembrar que, no ano passado, três casos da doença foram confirmados no estado, sendo que dois morreram e um ainda está em acompanhamento médico.

Afinal, o que é a doença "vaca louca"?

Apesar de ser o temo mais popular, a "vaca louca" ou Encefalopatia Espongiforme Bovina (EBB) é uma doença crônica degenerativa que afeta apenas os bovinos. Ela é causada pela presença de partículas proteicas infecciosas, os príons. Essas partículas anormais podem se manifestar através da genética, do consumo de carne contaminada (de outro animal já doente e com príons) ou de forma espontânea (ainda desconhecida).

Caso chegue em humanos, é que a condição recebe o nome de Doença de Creutzfeldt-Jakob, sendo uma Encefalopatia Espongiforme Transmissível Humana (EETH). A forma de transmissão dos casos na Bahia ainda não foram confirmados. Entre as possíveis causas, pode estar o consumo de carne bovina contaminada.

Fonte: G1 e Ministério da Saúde   

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade