Dona do ChatGPT investe em simpático robô humanoide; veja o que ele faz
Imagens dão pistas sobre como o ChatGPT ficará se seus criadores fizerem uma versão física da tecnologia
A OpenAI, que desenvolve o ChatGPT, liderou a rodada de investimentos de US$ 23,5 milhões (cerca de R$ 117 milhões) em uma empresa norueguesa que fabrica robôs humanoides projetados para fazer trabalhos manuais.
Após o sucesso do chatbot online, a empresa aposta na 1X, fabricante que pode vir a desenvolver o robô Eve.
- O invento pode pegar objetos e foi construído para fazer trabalhos repetitivos;
- O humanoide é controlado usando VR (realidade virtual), com um operador de robô em um centro de controle olhando através dos 'olhos' dele, que são câmeras;
- O vídeo mostra que ele se move sobre rodas e tem um rosto com tela que mostra expressões faciais;
- Eve possui manipuladores que podem embalar e desempacotar caixas e foi projetado para trabalhar ao lado de seres humanos.
O robô da 1X deve chegar ao mercado ainda este ano. O investimento alimenta a rivalidade da OpenAI com o bot Tesla de Elon Musk, que ainda não iniciou a produção.
O COO da OpenAI e gerente do fundo de startups da empresa, Brad Lightcap, disse em um comunicado que a “1X está à frente no avanço do trabalho por meio do uso de tecnologias seguras e avançadas em robótica”.
“O OpenAI Startup Fund acredita na abordagem e no impacto que o 1X pode ter no futuro do trabalho”, acrescentou Brad Lightcap.
A empresa 1X pretende usar o investimento milionário para ampliar a fabricação de seu primeiro andróide Eve, disponível comercialmente na Noruega e na América do Norte, e construir outro andróide bípede, o Neo.
A empresa está atualmente recrutando especialistas em inteligência artificial, de acordo com sua página de recrutamento que diz: “Se você é inteligente, gentil, motivado e deseja construir andróides, junte-se a nós”.