Dona do ChatGPT lança ferramenta de busca e ameaça o Google; conheça
SearchGPT está em fase de testes e pode ser novo buscador da web com IA
A OpenAI está pronta para competir com o Google em mais uma ferramenta. Nesta terça-feira, 25, a dona do ChatGPT anunciou seu site de buscas próprio, o SearchGPT, que vai permitir que usuários façam pesquisas de textos, sites e imagens por inteligência artificial (IA).
O site, que será independente do ChatGPT, é semelhante a outros canais de busca, com uma barra de pesquisa para que os usuários possam digitar suas dúvidas. Um dos recursos que a ferramenta traz - e que difere do que o Google faz atualmente - é um campo de follow-up.
Assim, é possível continuar perguntando para a IA coisas relativas à primeira pesquisa. Isso é possível por conta da janela de contexto que a IA possui, que cria uma espécie de memória do que foi buscado pelo usuário. A empresa não informou, porém, o tamanho dessa janela que pode ser entendida pela IA.
Na busca, ao pesquisar por um termo, o SearchGPT pode responder com resumos, imagens e cards referente ao conteúdo. No exemplo mostrado pela empresa, todas as informações possuem uma citação de um site da qual foi retirada originalmente.
We're testing SearchGPT, a temporary prototype of new AI search features that give you fast and timely answers with clear and relevant sources.
We're launching with a small group of users for feedback and plan to integrate the experience into ChatGPT. https://t.co/dRRnxXVlGh pic.twitter.com/iQpADXmllH
— OpenAI (@OpenAI) July 25, 2024
Outro ponto importante para a IA da OpenAI é a capacidade de buscar conteúdos em tempo real. No site, a empresa inclusive cita um exemplo de pesquisa das Olimpíadas de Paris de 2024. Ter informações conectadas e em tempo real já foi um grande desafio para a empresa, que lançou seus chatbots com dados em períodos limitados de tempo por conta do treinamento de dados. Agora, essa barreira parece ter sido superada.
Ainda em fase de testes, a OpenAI afirmou que está distribuindo a ferramenta apenas para alguns usuários para feedback. Há uma lista de espera que pode ser habilitada no próprio site do SearchGPT para quem quiser fazer parte dos testes do recurso. A empresa não anunciou nenhuma data esperada para o lançamento global do seu site de buscas.