Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Drivers defeituosos causam tela azul em CPUs Intel de 13ª geração

Atualização de firmware irá corrigir erro de CPU não identificado causado por microcódigo de alguns processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração

6 set 2023 - 12h47
(atualizado às 16h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O microcódigo de alguns processadores Intel Core de 13ª geração estava causando falhas críticas no Windows, resultando na famigerada Tela Azul da Morte (BSOD). O erro que acusava CPU Não Suportado já foi identificado pela Intel e será corrigido através de um novo firmware.

Foto: Intel' / Canaltech

Inicialmente, o problema parecia ser mais recorrente em placas-mãe da MSI, mas nas últimas semanas donos de placas Gigabyte e Asus também acusaram a falha. Isso levantou a suspeita de que não se tratava de uma falha ligada ao chipset e firmware das placas, mas ao próprio processador.

Atualizações do Windows causaram Tela Azul da Morte em alguns modelos de CPU Intel Raptor Lake(Imagem: Suporte Microsoft/Reprodução)
Atualizações do Windows causaram Tela Azul da Morte em alguns modelos de CPU Intel Raptor Lake(Imagem: Suporte Microsoft/Reprodução)
Foto: Canaltech

Modelos específicos

A Intel identificou que se trava de uma questão relacionada ao código interno de alguns processadores Raptor Lake. Segundo a empresa, os modelos com IDs 0xB0671, 0xB06A2 e 0xB06A3 com microcódigos versão 0x119 e 0x4119 começaram a apresentar a BSOD após atualizações KB5029331 do Windows 10 e KB5029332 e KB5029351, ambas do Windows 11.

A recomendação, caso o sistema comece a apresentar o erro de CPU Não Suportado, é realizar o rollback da atualização do Windows e aguardar até que a Intel libere atualizações para os processadores de 13ª geração afetados pelo erro.

Apesar de já ter reconhecido o problema e estar trabalhando em uma solução, a Intel e as fabricantes de placas-mãe não divulgaram uma data para a correção, apenas afirmando que será em breve. Por precaução, o ideal é sempre atualizar a BIOS de sua placa-mãe para a versão mais recente.

Fonte: Wccftech

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade