Drones garantem show aéreo e segurança na Copa do Catar
Máquinas são capazes de performar shows de luzes no céu e diminuir riscos de ataques aéreos coordenados em direção a estádios
A Copa do Mundo no Catar está apostando na alta tecnologia para melhorar a experiência do torneio — VAR com inteligência artificial, arena desmontável e sistema de resfriamento dos gramados são alguns exemplos. Os drones não ficaram de fora: no campeonato, a tecnologia será responsável por shows de luzes e até mesmo sistemas de segurança.
Na véspera da abertura do Mundial, turistas e residentes de Doha, capital do Catar, foram surpreendidos por um show aéreo de luzes em homenagem à Copa. Alinhados no céu, as máquinas formaram uma imagem que remete ao tão sonhado troféu da competição.
Le trophée de la Coupe du monde animé dans le ciel de Doha à partir de drones. 😯 #FIFAWorldCup pic.twitter.com/iKFVOrDAr9
— Actu Foot (@ActuFoot_) November 19, 2022
Os drones também serão usados para reforçar a segurança na competição. O Catar firmou uma parceria com a Fortem Technologies e terá aparelhos que poderão captar condutas ilegais e outras possíveis ameaças à competição, voando a uma distância de 1,5 km acima dos estádios e gerando imagens em tempo real sobre os arredores.
Ao portal BBC, Timothy Bean, presidente-executivo e cofundador da Fortem Technologies explicou que a operação envolve drones que atiram com o intuito de abater alvos, inclusive outros drones. A ideia foi implementada após as equipes de segurança constatarem o aumento do número de ataques terroristas usando a tecnologia dos últimos anos.
Ele explicou que um eventual ataque a um estádio, por exemplo, pode ocorrer de forma extremamente remota, o que torna a capacidade de abate de drones essencial.
"Os terroristas não aparecem em seu estacionamento com um controle. Esses drones são programados para não poderem ser bloqueados", disse à BBC.
O presidente da companhia ressaltou que nenhum jogador ou torcedor deve ser afetado pelas atividades de defesa, devido à distância de mais de 1 km entre o espaço aéreo em que os drones trafegam e o solo.
A Copa do Mundo no Catar não é o primeiro evento de grande porte contando com a presença da Fortem Technologies. A empresa já implantou sistemas antidrones em outros eventos esportivos e na reunião do Fórum Económico Mundial em Davos, Suíça.