Script = https://s1.trrsf.com/update-1736888109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Duas Luas? Entenda fenômeno que trará novo satélite temporário para a Terra

Planeta receberá "mini Lua" temporária a partir de 29 de setembro, diz estudo

20 set 2024 - 10h30
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A Terra será orbitada por um novo satélite temporário, um asteroide chamado 2024 PT5, que será invisível a olho nu.
Terra receberá "mini Lua" temporária a partir de 29 de setembro, diz estudo
Terra receberá "mini Lua" temporária a partir de 29 de setembro, diz estudo
Foto: Acervo pessoal/Lindemberg Lima

A partir de 29 de setembro, a Terra será orbitada por um novo satélite temporário, um asteroide chamado 2024 PT5. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidad Complutense de Madrid e publicada na edição de setembro do periódico Research of the AAS, da Sociedade Americana de Astronomia.

Embora o 2024 PT5 seja considerado uma "mini lua", trata-se, na verdade, de um asteroide com aproximadamente 10 metros de largura. Ele passará próximo ao nosso planeta por um curto período, até 25 de novembro, quando seguirá sua trajetória pelo espaço.

O asteroide foi registrado pela primeira vez em 7 de agosto pelo ATLAS (Asteroid Terrestrial-Impact Last Alert System), um sistema de monitoramento de asteroides mantido pela NASA e pela Universidade do Havaí.

O ATLAS, utilizando telescópios em Sutherland, na África do Sul, capturou imagens do 2024 PT5, permitindo a análise de seu tamanho e rota. Com base nesses dados, os cientistas de Madrid concluíram que a gravidade da Terra capturará o asteroide, fazendo com que ele nos orbite por 53 dias. Apesar dessa proximidade, devido ao seu tamanho reduzido, ele será praticamente invisível a olho nu.

Por que esse asteroide vale US$ 10 mil quatrilhões? Por que esse asteroide vale US$ 10 mil quatrilhões?

O que é o 2024 PT5?

O 2024 PT5 faz parte do Cinturão de Asteroides de Arjuna, uma coleção de asteroides que seguem órbitas semelhantes à da Terra em torno do Sol, a uma distância de aproximadamente 150 milhões de quilômetros.

Devido a perturbações gravitacionais, esses asteroides ocasionalmente se afastam de suas trajetórias e passam perto do nosso planeta, sendo temporariamente capturados pela gravidade terrestre.

Embora não possa ser visto a olho nu ou por binóculos, o 2024 PT5 deve ser observado e registrado por telescópios ao redor do mundo enquanto orbita temporariamente nosso planeta.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade