Dublador do Bob Esponja denuncia estelionato após uso ilegal de sua voz
Segundo o ator, um golpista está vendendo trabalhos criados com inteligência artificial para negócios de pequenas empresas
Nesta terça-feira (29), Wendel Bezerra, famoso por emprestar sua voz ao personagem Bob Esponja no Brasil, compareceu à polícia para denunciar o uso inadequado de sua voz. Segundo o ator, um golpista está vendendo trabalhos criados com inteligência artificial para negócios de pequenas empresas.
O dublador, que também faz a imitação de Goku, do anime “Dragon Ball”, explica que não autorizou o uso de voz para esses fins.
O intérprete explica que um fraudador está comercializando produções produzidas para propagandas de pequenas empresas, usando sua voz indevidamente.
“Acabei de sair da delegacia, porque eu estou prestando queixa contra um cara que está usando a minha voz – não só a minha, mas a de muitos outros dubladores – indevidamente. Está usando para ganhar dinheiro em cima”, comentou Bezerra em um vídeo publicado em seu Instagram.
Além de Bezerra, outros dubladores vão processar essas pessoas, não só para ter o dinheiro reconhecido pelo trabalho que foi indevidamente usado, mas também para inibir esse tipo de prática que é considerada crime.
“E é por isso que é importante ter uma legislação sobre isso, por causa de questões como essas. É importante pensar que hoje estamos falando de dubladores, mas amanhã de qualquer pessoa, podem estar usando sua voz e sua imagem para comercializar indevidamente. Tudo que é comercializado, que é ganhando dinheiro em cima, é preciso pagar”, finaliza.