Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

É galho ou bicho? Butantan publica transformação incrível de bichos-pau; veja

Especialistas em camuflagem, insetos surpreendem com transformação em mão de biólogo

3 out 2024 - 10h25
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Os bichos-pau são insetos especialistas em camuflagem, capazes de se transformar de pequenos grãos até corpos longínquos que se assemelham aos troncos das árvores.
Bicho-pau: o mestre da camuflagem que impressiona pela diversidade e adaptação
Bicho-pau: o mestre da camuflagem que impressiona pela diversidade e adaptação
Foto: Reprodução/Instituto Butantan

O Instituto Butantan publicou, em sua conta oficial no Instagram, a incrível transformação de bichos-pau. Especialistas em camuflagem, esses insetos se transformam de pequenos grãos até bichos com corpos longínquos que se assemelham aos troncos das árvores.

"É galho ou é bicho? Os bichos-pau são especialistas em camuflagem e só assim para vê-los de pertinho!

Eles pertencem à ordem Phasmatodea e são considerados os “bichos-preguiça” do mundo dos insetos porque passam a maior parte do tempo pendurados em árvores", escreveu o Butantan na publicação. 

Confira o vídeo:

Conheça a espécie

Conhecidos por sua capacidade de camuflagem, os insetos popularmente chamados de bicho-pau pertencem à ordem Phasmatodea. Como o nome sugere, essas espécies apresentam um corpo que se assemelha a galhos ou gravetos, uma estratégia evolutiva que lhes permite se esconder de predadores no ambiente natural.

Eles têm o corpo alongado, antenas sensíveis e três pares de pernas finas. Embora a maioria das espécies se reproduza sexualmente, algumas possuem a capacidade de realizar partenogênese — um tipo de reprodução assexuada em que os ovos se desenvolvem sem a necessidade de fertilização por um macho. Essa habilidade permite que as populações se mantenham em condições ambientais adversas ou na ausência de parceiros.

A alimentação desses insetos consiste basicamente em folhas, sendo consider

ados herbívoros.

A camuflagem eficiente e a capacidade de reprodução diferenciada tornam o bicho-pau um exemplo fascinante de adaptação no reino animal.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade