É hora de enfrentar isso, os gatos são um problema: o primeiro censo mundial revela que eles comem até 2 mil espécies
Muito fofos e amigáveis, mas os cães sabem bem: gatos são máquinas de matar outros animais
Afinal, o que é um gato? O rei da internet é uma coisa terna, fofa, macia e bonita que, por dentro, esconde uma máquina de matar.
Isso, claro, gera muitos problemas.
Estamos exagerando um pouco?
Um exemplo do potencial dos gatos foi o "experimento natural" causado pela chegada dos felinos ao continente americano. A chegada dos bichanos levou ao desaparecimento de mais de 40 espécies de canídeos. Na verdade, o impacto dos "gatos" no desenvolvimento das espécies de canídeos da América do Norte foi maior do que as mudanças climáticas ou os problemas ecológicos.
Eles são máquinas de matar.
O mundo é um cardápio
De acordo com um estudo publicado na revista Nature Communications, gatos domésticos que vivem soltos (incluindo gatos de rua selvagens) comem mais de 2 mil espécies. Isso significa muitas coisas, mas acima de tudo uma: na medida em que sua população continua a crescer, eles são uma verdadeira bomba ecológica.
"Os gatos comem muito mais do que pensávamos", disse Christopher Lepczyk, professor de ecologia na Universidade de Auburn e um dos autores do estudo. E de maneiras muito mais variadas do que pensávamos, pode-se dizer.
Porque, embora quase metade das espécies sejam de pássaros (seguidos por répteis e mamíferos), ao fazer um censo de tudo o que os gatos são capazes de comer, os pesquisadores encontraram de tudo: desde insetos (borboletas, mariposas ou libélulas) até camelos, vacas ou tartarugas marinhas.
Parece provável que os camelos tenham sido consumidos ...
Matérias relacionadas