Eclipse anular do Sol: cearenses receberão óculos especiais para observar fenômeno
Óculos têm filtro de luz para máscara de solda tonalidade 14, que apresenta menos riscos aos olhos
Mais de 10 mil óculos especiais serão distribuídos no Ceará para os moradores observarem o próximo fenômeno astronômico: o eclipse anular do Sol. Com visibilidade em todo o Brasil, tendo maior nitidez em nas regiões Norte e Nordeste, o eclipse acontece dia 14 de outubro.
Este fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando apenas um "anel de fogo" brilhante ao redor da borda.
No Ceará, será possível ver o eclipse em sua anularidade nos municípios da região Sul. Nas demais regiões, o eclipse poderá ser visto parcialmente.
A iniciativa de distribuição de óculos faz parte da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os óculos especiais serão distribuídos em parceria com o Planetário Rubens Azevedo, localizado em Fortaleza (CE).
A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, alerta que a observação do eclipse requer alguns cuidados para evitar danos à visão.
“Em hipótese alguma podemos olhar diretamente para o Sol. Também não se pode olhar para o Sol usando equipamentos inadequados, seja em ocasião de eclipse ou não. Para ver o eclipse, podemos fazer observação indireta, por projeção, ou observação direta somente com o uso de óculos com filtros solares certificados (ISO 12312-2)”, explicou à agência Brasil.
Uma dica para a observação indireta é usar um pedaço grande de papelão, como, uma tampa de caixa de pizza, e fazer um pequeno furo no centro, para a passagem da luz do Sol, que será projetada em um papel branco no chão ou na parede.