Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Editar mensagem, uso no tablet e mais: os próximos recursos do WhatsApp

Será possível editar mensagens enviadas e ter visualizações prévias de documentos recebidos no aplicativo

24 set 2022 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
WhatsApp permitirá editar mensagens enviadas e ter visualizações prévias de mídias recebidas
WhatsApp permitirá editar mensagens enviadas e ter visualizações prévias de mídias recebidas
Foto: Unsplash / Mourizal Zativa

Em breve, o WhatsApp deve permitir que a mesma conta seja aberta simultaneamente em mais de um aparelho móvel. Será possível, por exemplo, abrir o aplicativo em um celular e em um tablet ao mesmo tempo. As informações são do site especializado WABetaInfo.

O recurso ainda está sendo testado e não há data confirmada para que esteja disponível a todos os usuários.

Ainda segundo o WABetaInfo, para usar o novo recurso, será preciso baixar o WhatsApp no tablet e escanear um QR code para conectá-lo ao aplicativo aberto no celular. A plataforma funcionará no tablet independentemente da conexão do smartphone à internet, assim como ocorre ao usá-la no desktop (computador ou notebook).

O recurso é mais uma novidade do WhatsApp em 2022, depois de permitir reações com emojis, chamadas com até 32 pessoas, suporte via chat dentro do app e busca de estabelecimentos próximos (disponível, por enquanto, somente para o sistema Android em São Paulo). Outros novos recursos devem ser disponibilizados em breve.

Edição de mensagens

O WhatsApp trabalha em uma função de editar mensagens enviadas no desktop. A novidade, identificada pelo site especializado WaBetaInfo em 12 de setembro, ainda está em fase inicial de desenvolvimento e foi encontrada nos códigos do programa.

A captura de tela publicada pelo WaBetaInfo mostra somente um botão "Edit message" (editar mensagem, em tradução livre), mas é provável que o WhatsApp marque as mensagens editadas como tal. Isso deve evitar problemas como a manipulação posterior de algum conteúdo enviado.

Criação de enquetes

Será possível que membros de um grupo criem votações. O recurso pode ser usado, por exemplo, para os participantes escolherem para qual lugar desejam se reunir à noite.

WhatsApp testa recurso de reverter mensagens apagadas por engano
WhatsApp testa recurso de reverter mensagens apagadas por engano
Foto: Webster2703 / Pixabay

Reverter mensagens apagadas por engano

Esse recurso pode ser útil para momentos em que selecionamos “apagar para mim” quando queríamos, na verdade, “apagar para todos”. Essa opção já está disponível para iOS, mas ainda não para Android.

Administradores removerem mensagens de participantes do grupo

O WhatsApp começou a dar a administradores o poder de apagar mensagens de integrantes de um grupo. A versão 2.22.17.12 para Android distribuiu para alguns usuários a função que dará aos donos de um grupo a capacidade de excluir um envio não só do próprio celular, mas do aparelho de todos os participantes do chat.

Quando disponível, a opção "Apagar para todos" não só estará disponível para o remetente, como também para o administrador do grupo. Quando o dono do chat decidir apagar um envio, no lugar será exibido o aviso "Você apagou esta mensagem como administrador".

Função Comunidades

Com o recurso, será possível reunir em um mesmo lugar diferentes grupos que tratam de um mesmo assunto. Nas tela de teste, um ícone de três bonequinhos surge no canto superior esquerdo da tela, ao lado dos chats, para destacar a função. Atualmente, o recurso é testado em outros países.

As Comunidades seriam como enormes grupos do app. Dentro delas, administradores poderiam criar subgrupos com interesses específicos, contar com milhares de membros e aproveitar mecanismos de gerenciamento avançados, como disparos de mensagens para todos os canais. Mas o novo recurso não vai chegar ao Brasil antes de 2023.

A empresa alegou, em reunião com o presidente Jair Bolsonaro, que o motivo para isso se deve unicamente ao seu calendário interno, mas especula-se que a ferramenta poderia ajudar a espalhar desinformação nas eleições deste ano.

Visualização prévia de documentos em conversas

Ao receber algum arquivo de documento de texto, PDF ou planilha, o balão da mensagem exibirá uma prévia dela, por exemplo, um recorte da imagem.

Modelo de assinatura (opcional) para versão Business

A assinatura terá recursos adicionais, como a possibilidade de uma empresa conectar a uma mesma conta até dez aparelhos. Além disso, o WhatsApp Business informará quando a conta violar algum termo de uso, enviando explicações sobre o que ocorreu.

Fonte: Redação Byte
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade