Elefante de Berlim impressiona a ciência ao aprender a descascar banana
Registro de comportamento raro da fêmea Pang Pha, do Zoológico de Berlim, na Alemanha, foi analisado em estudo publicado na Current Biology
Uma elefanta do Zoológico de Berlim, na Alemanha, foi alvo de um estudo científico publicado na revista Current Biology devido a sua curiosa e rara habilidade de descascar bananas.
Pang Pha é uma elefante-asiática (Elephas maximus), e como alguns de nós, apresenta certa seletividade na hora de escolher como irá consumir os alimentos:
- Ela come bananas verdes e amarelas inteiras;
- Rejeita completamente as que estão marrons;
- Descasca com a sua tromba as bananas maduras, intermediárias entre o amarelo e o marrom.
A princípio, os pesquisadores levaram bananas amarelas e verdes para Pha, mas ela nunca as descascou. "Só quando entendemos que ela descasca apenas bananas marrom amareladas é que nosso projeto decolou", disse ao jornal Daily Mail Michael Brecht, professor do Centro Bernstein de Neurociência Computacional da Humboldt-Universität Zu de Berlim.
A equipe de pesquisadores afirma que a habilidade de descascar bananas de Pang Pha é resultado de uma combinação de fatores cognitivos surpreendentes. Alguns deles são habilidade, velocidade, individualidade e, supostamente, capacidade de imitar um comportamento humano.
Estudos anteriores sobre elefantes africanos sugerem que esses animais podem interpretar gestos de humanos como o ato de apontar algo e classificar as pessoas em grupos étnicos.
Entretanto, comportamentos complexos de manipulação derivados de humanos, como descascar um banana, são raros, de acordo com os pesquisadores.
Os cientistas relatam ainda que, quando bananas maduras são oferecidas aos elefantes do zoológico em grupo, Pha muda seu comportamento. Ela come todas as bananas que consegue inteiras e guarda somente a última para descascar depois.
Não existe registro de nenhum outro elefante no zoológico que tenha comportamento similar. No vídeo compartilhado pelos cientistas, é possível ver Pha escolhendo qual banana irá descascar, segurando na ponta da casca e balançando o fruto escolhido até que a poupa fique exposta.
Os cientistas agora estão analisando se a espécime exibe outros comportamentos sofisticados, como o uso de ferramentas.