Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
Foto: AP
Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Solar Impulse partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona. Voo deve durar de 15 a 20 horas
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Um avião movido a energia solar, com o qual os projetistas planejam um dia atravessar o planeta, decolou na manhã desta sexta-feira da baía de São Francisco para cruzar os Estados Unidos, sem levar nenhum combustível, a não ser a energia do sol.
O aparelho, chamado de Solar Impulse, partiu pouco depois das 6h (horário local) de Moffett Field, um aeroporto civil e militar perto do extremo sul de San Francisco, e seguiu em velocidade baixa em direção a Phoenix, no vizinho Estado do Arizona, de modo que o voo deve durar de 15 a 20 horas.
O avião de formato espigado fez pouco ruído ao levantar voo. Depois de efetuar paradas nas cidades de Dallas, St. Louis e Washington, a capital, com pausas em cada lugar para aguardar tempo favorável, a equipe de voo espera concluir a travessia dos EUA dentro de dois meses no aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York.
Os pilotos suíços Bertrand Piccard e Andre Borschberg, cofundadores do projeto, vão revezar-se no comando do aparelho, que possui apenas um assento na cabine. Piccard assumiu o controle na primeira etapa, rumo ao Arizona. A previsão é a de aterrissar em Phoenix à 1h de sábado.
O projeto teve início em 2003, com orçamento de 90 milhões de euros (US$ 112 milhões) para um período de 10 anos e envolveu engenheiros da Schindler, a fábrica suíça de elevadores, e ajuda para pesquisa do grupo químico belga Solvay - patrocinadores que querem testar novos materiais e tecnologias e ao mesmo tempo obter reconhecimento para sua marca.
Os organizadores do projeto dizem que a viagem também tem como meta ampliar o apoio mundial à adoção de tecnologias limpas na produção de energia.
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