Califórnia aprova projeto para teste de carros sem motorista
O Senado da Califórnia está abrindo caminho para a regulação de veículos autônomos nas suas ruas e estradas no Estado. O projeto do senador Alex Padilla foi aprovado por unanimidade no Estado, e segue para nova votação na Assembleia Legislativa. O texto criar diretrizes de segurança e padrões de desempenho para avaliar o funcionamento dos veículos. As informações são da Wired
"Milhares de californianos tragicamente morrem em acidentes de carro a cada ano. A grande maioria dessas colisões acontecem por erro humano. Através do uso de computadores, sensores e outros sistemas, um veículo autônomo pode analisar o ambiente de condução mais rápida e precisa e pode operar o veículo com mais segurança", disse o senador após a aprovação.
O projeto não é tão amplo quanto o aprovado recentemente no estado de Nevada, que emitiu a primeira licença para que o carro sem motorista do Google fosse testado nas ruas. Em Nevada, o veículo usado no teste terá uma placa especial, com fundo vermelho e um símbolo de infinito. O departamento de trânsito do Estado afirma que o Google foi a primeira empresa a entrar com um pedido para testar seu carro sem motorista. Outros fabricantes já manifestaram o desejo de testar a tecnologia no futuro.
O carro sem motorista do Google usa câmeras de vídeo montadas no teto, sensores de radar e uma mira a laser para enxergar outros carros e obstáculos no trânsito. Segundo a companhia, o veículo já rodou milhares de quilômetros em testes.
Outros Estados americanos como Arizona, Havaí, Flórida e Oklahoma já anunciaram planos para trabalhar em uma legislação semelhante para carros autônomos.