Câmera que faz foco depois do clique começa a ser enviada
Começaram a ser enviadas nesta quarta-feira a clientes as primeiras unidades da câmera Lytro, lançada no ano passado e que permite que o foco de uma fotografia seja feito depois do clique. Em postagem no blog oficial da companhia, o CEO da Lytro, Ren Ng, afirmou que está "colocando o futuro da fotografia" nas mãos dos consumidores.
A câmera entrou em pré-venda em outubro, e conta com uma tecnologia em que o sensor captura todos os raios de luz de uma cena, criando a capacidade de gerar o foco em uma imagem após ela ter sido produzida. A tecnologia utilizada, de acordo com a fabricante, consegue capturar 11 milhões de raios de luz de dados, incluindo a direção de cada raio de luz. O mecanismo interno de campo de luz processa os dados e transforma em uma foto de alta definição.
A empresa foi fundada por Ren Ng, cujo trabalho de doutorado na Universidade de Stanford, há oito anos, levou ao que apresenta como a primeira máquina fotográfica que capta o campo luminoso de uma cena na íntegra. Um programa de computador permite usar, então, os dados de luminosidade para mudar os pontos de nitidez e de foco nas imagens digitais, destacou a empresa californiana no lançamento da máquina, em junho de 2011.