Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com novos modelos, Samsung vê recuperação do mercado de TVs

5 set 2013 - 15h49
(atualizado às 16h58)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Modelo F8500, da série 8+, anunciado em julho, tem tela de 65 polegadas OLED</p>
Modelo F8500, da série 8+, anunciado em julho, tem tela de 65 polegadas OLED
Foto: Henrique Martin / ZTOP

A Samsung Electronics, maior fabricante de televisores do mundo, espera uma recuperação do mercado de TVs no segundo semestre, ajudada por uma melhora da economia dos Estados Unidos e pelo lançamento de novos aparelhos de última geração. Com os preços das TVs LCD caindo em média 15% a cada ano, as principais fabricantes estão acrescentando novos recursos e ampliando as telas que agora têm resolução quatro vezes melhor que os modelos LCD mais baratos de seus concorrentes chineses.

"A primeira metade do ano foi bem difícil para o mercado de televisores. Agora que a economia americana está se recuperando, nós prevemos que a segunda metade será bem positiva ou haverá recuperação", disse o diretor do negócio de TV da Samsung, Kim Hyun-suk, em entrevista à Reuters.

"Teremos novas tecnologias surgindo no mercado, tais como os televisores UHD (Ultra High-Definition)", pontuou. Falando paralelamente à IFA, maior feira de eletrônicos da Europa, que ocorre em Berlim entre 6 e 11 de setembro, Kim disse que o foco da Samsung permanecerá no segmento premium, oferecendo modelos mais modernos e preços competitivos. A Samsung está sentindo a pressão de fabricantes chineses como a TCL, a quinta maior fabricante de TVs do mundo.

A demanda global por TVs LCD subiu 3,7% no segundo trimestre, graças ao crescimento de 29% do mercado chinês. Excluindo a China, os embarques de TVs LCDs caíram 3,5%, com baixa de 14% na Europa e de 9% na América do Norte, segundo a empresa de pesquisa DisplaySearch.

O mercado chinês responde por 27% da demanda global em base unitária, maior que Europa e América do Norte.

Aposta em OLED e UHD

A empresa sul-coreana enfatizou que a tecnologia de tela OLED - sigla em inglês para diodo orgânico emissor de luz - e seu sucesso com telas menores impulsionaram sua fatia de mercado em smartphones, assim como seu lucro.

Como parte de outro impulso para expandir o segmento premium, a Samsung apresentou dois modelos de TV OLED com qualidade UHD, à frente de seus rivais, na IFA. Mas as telas grandes demoram mais para gerar lucro.

Foto: Reuters

A Samsung, que lançou sua primeira tela de TV OLED em julho, apresentou sua tela ultra fina e curva de 55 polegadas por US$ 9 mil dólares no mês passado, enquanto os modelos de mesmo tamanho de ultra alta definição (UHD) ficaram em uma média de preços de US$ 1,5 mil a US$ 4 mil.

Acredita-se que a OLED oferece qualidade melhor que as telas de cristal líquido padrão, com uma resolução melhor, resposta mais rápida e imagens com alto contraste, mas o preço de cerca de US$ 9 mil permanece como um obstáculo.

Samsung e concorrentes como a sul-coreana LG Electronics e a japonesa Sony também estão expandindo para o mercado UHD, que oferece resolução quatro vezes melhor que os modelos LCD convencionais e está ganhando espaço no mercado de telas grandes.

Galaxy Gear é fácil de usar; veja primeiras impressões:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade