Brooke Martin, de 13 anos, é a responsável pela criação do dispositivo para conectar donos e cães à distância
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Intenção da americana era aproximar donos e cães quando não podem estar juntos
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Portinhola na base do iCPooch permite que o dono, à distância, entregue um cookie ao cachorro
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Cookies são colocados em um recipiente especial, dentro do iCPooch
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Dono pode falar via vídeo com o amigo de quatro patas usando qualquer dispositivo, e iCPooch tem plataforma para encaixar smartphone ou tablet
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Cachorro pode ver e ouvir o dono, e assim não tem as reações características da ansiedade por separação - que afetaria mais de 13 milhões de cães nos EUA
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Garota do 9° ano do Ensino Fundamental conseguiu financiamento de risco para registrar patente do aparelho e iniciar a startup Bondgy
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Brooke teve a ideia de criar o iCPooch porque sua cadela, Kayla, sofre de ansiedade por separação
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Uma menina de 13 anos é a responsável pela criação do iCPooch, uma aparelho que permite fazer videochat com o cachorro e até entregar cookies para que ele possa brincar. O dispositivo tem conexão à internet e funciona com um computador Raspberry Pi. As informações são do GeekWire.
Brooke Martin, do 9° ano do Ensino Fundamental de Spokane, em Washington, nos Estados Unidos, é quem assina a criação. "Minha cadela Kayla sofria e ansiedade por separação, então pensei que seria muito legal poder falar com ela por vídeo enquanto eu estava longe de casa, para garantir que ela estava bem", descreve a menina sobre a inspiração para o gadget.
A garota levou a ideia a um Startup Weekend, onde foi ovacionada e garantiu a criação da Bondgy, empresa com financiamento de capital de risco para registrar patentes e contratar o veterano de tecnologia James Pelland como CEO. No Kickstarter, uma campanha iniciada dia 29 de agosto tenta levantar US$ 75 mil - até agora, já recebeu pouco mais de US$ 18 mil, e vai até 1° de outubro - para a fabricação do molde de plástico que permitirá a produção em larga escala.
"A ideia de entregar a Kayla um cookie também me soava como algo que a faria muito feliz, se eu descobrisse uma forma de fazer isso", continua Brooke ao GeekWire. A parte tecnológica ainda precisa de ajustes, por isso o produto está em fase de prototipagem.
O iCPooch se conecta à rede Wi-Fi da casa e usando um aplicativo para smartphone ou tablet é que o dono ativa o aparelho para dispensar o cookie ao cachorro. O corpo do aparelho tem uma plataforma para encaixar um smartphone ou tablet e permitir o chat em vídeo com o melhor amigo de quatro patas.
Segundo Brooke, estima-se que mais de 13 milhões de cães nos Estados Unidos sofram de ansiedade por separação - 17% do total no país. A menina também pretende vender cookies e outros "petiscos" para os donos do iCPooch.
Daniel Singer, 13 anos, criou o aplicativo Backdoor, uma ferramenta de bate-papo que permite enviar mensagens anônimas para os contatos do Facebook e do Google+. Antes mesmo do lançamento, Daniel negou uma proposta de compra de uma empresa chinesa e já se reuniu duas vezes com executivos do Google no Vale do Silício. Veja na galeria mais jovens "gênios" e suas criações
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A canadense Ann Makosinski, 15 anos, criou um novo tipo de lanterna que usa o calor da mão do usuário - em vez de pilhas ou baterias - para funcionar. A estudante é finalista do Google Science Fair com sua ideia. Ela afirma que precisa apenas de 5 graus de diferença de temperatura para criar a energia necessária para acender a lâmpada LED
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A americana Brooke Martin, 13 anos, criou uma aparelho que permite fazer videochats com animais de estimação e ainda entregar-lhes à distância, um cookie, para animá-los. O aparelho uso um computador Raspberry Pi como cérebro e conecta-se à Wi-Fi da casa
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Esha Khare, 18 anos, criou um sistema que no futuro pode ser usado para carregar uma bateria de celular em 20 segundos. O dispositivo criado pela jovem armazena mais energia em um espaço menor do que as baterias tradicionais de telefone. Até agora, sua invenção foi usada apenas para carregar a energia de um LED, mas ela acredita que sua invenção no futuro possa ser usada em celulares, carros ou qualquer aparelho com bateria recarregável
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Owen Nannarone, 10 anos, mora em Boston com os pais e uma irmã. Mas além de um jovem estudante, ele é também um jovem inventor: criou um pino de golfe inteligente, capaz de medir a velocidade e o ângulo de uma tacada
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O adolescente inglês Nick D'Aloisio, 17 anos, mostra seu aplicativo Summly, criado quando tinha 15 anos e vendido ao Yahoo! por um valor estimado em US$ 30 milhões
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O aplicativo criado por Nick resume o conteúdo de páginas e resultados de buscas, agilizando a navegação pela internet, e foi criado quando ele estudava para um prova de história
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Mackenzie Wilson, 9 anos, arrecadou quase US$ 17 mil em dois dias para pagar um acampamento de programação no KickStarter - site de crowdfunding, onde qualquer pessoa pode financiar um projeto. Ela quis provar aos irmãos mais velhos que poderia criar um game - e pagar por ele
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Com sete anos, a menina Zora Ball se tornou a pessoa mais jovem a criar um jogo para celular. Segundo o jornal Pittsburgh Courier, o app foi apresentado em um evento na universidade da Pensilvânia (Estados Unidos), no mês passado
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A americana Deepika Kurup, 14 anos, criou um sistema de purificação de água movido a energia solar. A ideia da estudante do ensino médio de New Hampshire surgiu quando ela viu crianças indianas bebendo água suja de uma poça d'água. A cena fez com que ela buscasse "uma solução para a crise global de água", segundo ela. Seu sistema de baixo custo lhe rendeu um prêmio de US$ 25 mil em um desafio para jovens cientistas promovido pela 3M
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Quatro adolescentes nigerianas, entre 14 e 15 anos, desenvolveram um sistema alternativo de geração de energia: um gerador que funciona durante seis horas com um litro de urina. O aparelho, que funciona com um botijão de gás, um filtro de água e o dispositivo gerador, foi feito em um trabalho escolar
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Sam Pritt, 17 anos, criou um programa de computador que permite identificar o local que uma fotografia foi tirada ao ar livre. Na tela do seu computador aparece uma foto e o gráfico que resultante da linha do horizonte usado para identificar a localização. O adolescente estudou a vida inteira em casa, e concorre com seu programa em um concurso nacional da Siemens. Veja na galeria mais gênios precoces da tecnologia e suas criações
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Adolescente de Serra Leoa cria bateria com lixo e vai parar no MIT
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Paul Donahoo tem 13 anos e já tem sua empresa: a Bread and Butter Software LLC. Através dela, o jovem desenvolvedor já lançou seis aplicativos para venda na App Store, da Apple
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Uma das criações de Dunahoo chama-se Basket, o primeiro aplicativo de lista de compras integrado ao serviço iCloud
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O chileno Sebastián Alegria, 15 anos, foi um dos painelistas deste ano na edição brasileira da Campus Party, maior evento de cultura digital do mundo
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Sebastián criou um sistema de alerta de terremotos que manda avisos através de perfil no Twitter (@AlarmaSismos), desenvolvido a partir de um sensor que custou US$ 50
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Thomas Suarez criou seu primeiro aplicativo em 2010, aos 12 anos. Hoje ele tem uma empresa chamada CarrotCorp e já foi até palestrante em um TEDx
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Um dos mais famosos apps da empresa de Suarez é o Bustin Jieber, jogo no qual o usuário pode dar marretadas no cantor adolescente Justin Bieber
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O simulador tem jeito de sucata por fora, mas foi desenvolvido com ajuda de tecnologias de ponta e contém um painel digital em seu interior
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Entre as criações de D'Aloisio está o aplicativo Summly, um serviço de buscas na internet para iPhone que atraiu investimento inicial de US$ 250 mil
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Caine Monroy, 9 anos, não desenvolveu nenhum aplicativo, mas inovou ao criar um fliperama totalmente artesanal, feito com reaproveitamento de caixas de papelão da loja de seu pai, em East Los Angeles
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Michael Sayman, 15 anos, já tem seu prórpio negócio de softwares para smartphones e tablets, e estima que já tenho vendido aplicativos para cerca de 1 milhão de usuários na App Store
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A invenção, toda construída à mão por Caine, gerou um vídeo, que virou webhit e resultou em US$ 140 mil em doações. A quantia será usada para financiar os estudos do menino
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Mathew Ho e Asad Muhammad, ambos de 17 anos, mandaram um boneco Lego para a atmosfera terreste usando um balão de gás hélio, trajetória que foi registrada por uma câmera de vídeo acoplada a uma peça de Lego
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Inspirados por um programa de TV, cinco estudantes adolescentes criaram seu próprio simulador de vôos espaciais
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O brasileiro Pedro Franceschi ficou conhecido, desde muito jovem, por suas habilidades com programação. Em 2010, aos 13 anos, foi painelista do TEDxSudeste
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Franceschi desbloqueou diversos dispositivos, incluindo iPhones. No final de 2011, publicou um vídeo na internet mostrando como fez o assistente de voz Siri, da Apple, falar em português