Google: Glass pode causar "fadiga ocular ou dor de cabeça"
Google não recomenda o uso do seus óculos de realidade aumentada a menores de 13 anos ou quem fez cirurgia a laser nos olhos
O Google publicou uma sessão perguntas e respostas frequentes na página de suporte do Glass em que afirma que "algumas pessoas podem sentir fadiga ocular ou dor de cabeça" usando seus óculos de realidade aumentada. A companhia diz que o Google Glass "não é para todos" e que pode causar desconforto como qualquer outros óculos.
"Se você já fez a cirurgia Lasik, pergunte ao seu médico sobre os riscos de danos no olho antes de usar o Glass. Não permita que crianças menores de 13 anos usem o Glass, pois pode prejudicar o desenvolvimento da visão", afirmou a companhia.
Os óculos do Google já estão sendo testados por desenvolvedores e usuários selecionados pela companhia, chamados de "exploradores". Eles desembolasaram US$ 1,5 mil para testar o aparelho. O Google Glass é um dispositivo que leva recursos da realidade aumentada aos olhos do usuário através de óculos que equipados com microfone, câmera, conexão sem fio e um pequena tela onde as informações são exibidas. O Google anunciou há um ano que estava trabalhando nesta nova tecnologia, que mistura o mundo real ao mundo virtual.
O Google ainda alerta aos usuários não é à prova d'água e pede cautela no uso do aparelho enquanto outras tarefas são feitas. "Usar o Google Glass enquanto opera equipamentos pesados ou perigosos, ou na prática de esportes, podem distrai-lo, pois o Glass causa impacto no seu olho, podendo prejudicar você ou outras pessoas", diz a empresa.
A companhia ainda lembra os usuários que a maiorias dos Estados tem "leis que limitam o uso de dispositivos móveis durante a condução de qualquer veículo a motor" e pede no uso do dispositivo.