Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Google incentiva desenvolvedores a criar apps para o Glass

29 jul 2013 - 14h18
(atualizado às 14h20)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Kit de desenvolvimento para os &oacute;culos inteligentes do Google ainda n&atilde;o foi lan&ccedil;ado</p>
Kit de desenvolvimento para os óculos inteligentes do Google ainda não foi lançado
Foto: Bruno Santos / Terra

O Google está estimulando desenvolvedores a criar apps para o Google Glass, mesmo que o kit de desenvolvimento específico (GDK) ainda não tenha sido lançado. De acordo com o The Guardian, o kit foi anunciado na conferência de Mountain View para desenvolvedores, o Google I/O, mas ainda não saiu.

Apesar de não ter lançado a ferramenta, a equipe de relações públicas do Glass escreveu em um post de blog citado pelo jornal britânico que os programadores não precisam esperar. "Ainda estamos trabalhando duro no GDK, mas nesse meio tempo vocês podem começar a criar e desenvolver suas ideias maravilhosas com o kit SDK já existente do Android", diz o time.

"Mesmo que você não tenha todas as ferramentas necessários para criar a experiência perfeita para o Glass, desenvolver com o SDK do Android (API Level 15) permite que você teste suas ideias enquanto aguarda o GDK", explica a equipe. Eles lembram que alguns recursos do Glass, como acelerômetro e media player, já estão no SDK.

O Google mesmo publicou alguns exemplos de apps, como cronômetro e compasso, e afirma que mais samples serão apresentados nas próximas semanas. "Quando lançarmos o GDK, vamos atualizar os exemplos para demonstrar o caminho de migração de um app tradicional de Android para uma experiência completa do Glass", ressalta o texto.

<p>Facebook é uma das empresas que já desenvolveu app para o Glass</p>
Facebook é uma das empresas que já desenvolveu app para o Glass
Foto: Reprodução

Algumas companhias já seguiram a sugestão e criaram aplicativos para o Glass, seja em parceria com o Google ou usando o API Google Mirros, para o Glassware, que é baseado na web. O The New York Times criou um app para mostrar as principais notícias da última hora, e a CNN e a Elle mostraram seus apps durante a Google I/O. Redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr e Path também já estão nos óculos inteligentes do gigante de buscas. O serviço de comércio eletrônico Fancy criou um app que permite ao usuário bater uma foto de um objeto na rua e procurá-lo à venda na internet. O Evernote também mostrou uma prévia do seu app.

<p>Google Glass já foi até <a href="http://tecnologia.terra.com.br/eletronicos/google-glass-vira-estrela-em-trailer-de-filme-pornografico,b89bbd6dbf110410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html" target="_blank">'protagonista' de filme pornô</a></p>
Google Glass já foi até 'protagonista' de filme pornô
Foto: Reprodução

Todas as empresas avisam que esses aplicativos estão apenas no começo e que têm grandes ambições. "Acreditamos que os gadgets de vestir (wearable gadgets) são a nova frente em tecnologia de consume, e estamos trabalhando dura para construir o Evernote para a tecnologia de vestir do futuro", escrever o vice-presidente de marketing da companhia, Andrew Sinkov, em um post de blog. "Hoje, estamos oferecendo uma espiada das maneiras simples e úteis com que o Evernote pode ser usado no Google Glass", destaca.

A incubadora de tecnologias digitais Stained Glass Labs mantém um diretório de aplicativos de terceiros para o Google Glass. Entre os apps estão o Fullscreeen BEAM, para uploads no YouTube, e o Glasstagram, para aplicação de filtros em fotos. Além, é claro, do app adulto Tits & Glass, que causou polêmica sobre o tipo de conteúdo para o gadget do Google.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade