Scanner de negativos de 35mm usa câmera do iPhone ou Android
A Lomography, conhecida por criar gadgets para os amantes da fotografia analógica, lança agora o Smartphone Film Scanner, que permite escanear os negativos de fotos coloridas e preto e branco usando o celular. As vendas começam em março.
O aparelho funciona com o iPhone e com "quase todos" os modelos Android, e é pequeno o bastante para ser carregado em uma mochila. Ele funciona para filmes de 35mm e slides do mesmo tamanho. Um app gratuito da mesma empresa permite uma "revelação digital" instantânea, para que o negativo vire uma foto e possa ser compartilhado.
Com financiamento via Kickstarter de quase o dobro dos US$ 50 mil iniciais, a Lomography também destaca que o app permite usar as fotos recém-escaneadas para fazer um filme ou criar um panorama. Além disso, o compartilhamento está a um toque. O aparelho usa duas pilhas AA e pesa 244 g, de acordo com a fabricante.
O Smartphone Film Scanner tem uma base onde o celular é encaixado, com a câmera focando dentro da câmara de luz interna do equipamento. No outro extremo há uma abertura para encaixar os negativos, e uma manivela gira o filme para dentro do aparelho. Então, basta apertar o disparador do celular, como em uma foto comum.
A qualidade, segundo a Lomography, é "perfeitamente capaz para arquivar, compartilhar ou mesmo imprimir". A empresa explica que a qualidade da imagem escaneada vai depender da qualidade da câmera dos smartphone do usuário. "Como o app precisa cortar um pouco a imagem escaneada, a resolução vai ser sempre um pouco menor que a resolução do seu telefone", afirmam os criadores do gadget.
No Kickstarter, doação a partir de US$ 40 equivalem à compra de uma unidade, Segundo a sessão de perguntas e respostas na página.