Elon Musk acusa ex-esposa Grimes de mudar de estado por pensão mais alta
O casal tem três filhos juntos: X, Exa e Tau, e lutam pela custódia das crianças nos tribunais
O bilionário Elon Musk teria acusado sua ex-companheira Grimes, cujo nome legal é Claire Boucher, de se mudar para a Califórnia para escapar dos tribunais do Texas. Os advogados de Musk relataram no processo que Grimes foi aconselhada por amigos pelo fato de "a Califórnia ter uma jurisdição judicial melhor para ela do que o Texas”.
Os registros judiciais foram obtidos e divulgado pelo portal Business Insider. Segundo o documento, Musk disse na petição que Grimes mencionou isso “várias vezes no ano passado, quando houve conflito em nosso relacionamento”.
O casal tem três filhos juntos: X, Exa e Tau, e lutam pela custódia das crianças nos tribunais.
Christopher Melcher, advogado de direito de família da Califórnia, afirmou ao Business Insider que Musk pode ter incluído essa alegação em seu processo para influenciar a opinião do juiz do Texas sobre Grimes.
“Na medida em que ela recebeu essa informação – ambos os tribunais, do Texas e da Califórnia, usam os mesmos padrões para determinar questões de custódia dos filhos, o que é o melhor interesse da criança”, disse ele.
Ou seja, quando se trata de custódia, não há razão pela qual ela se sairia melhor na Califórnia do que no Texas. No entanto, ela certamente se sairia melhor na Califórnia do que no Texas quando se trata de pensão alimentícia, disse Melcher, citando as diferentes leis de pensão alimentícia dos dois estados norte-americanos.
Diferenças entre Califórnia e Texas
Embora o Texas limite os pagamentos mensais de pensão alimentícia em US$ 2.760 para três filhos, a Califórnia não tem um limite – o que significa que Musk pode ser obrigado a pagar uma quantia muito maior.
Uma das pessoas mais ricas do mundo, Musk tem atualmente um patrimônio líquido de cerca de US$ 222 bilhões, de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.
Embora não esteja claro se o caso resultará em ordens de pensão alimentícia, especialistas em direito da família disseram que isso explicaria por que Musk e Grimes estão brigando tanto sobre o desenrolar do caso.
Relacionamento
Grimes e Elon Musk estavam em um relacionamento desde 2018. O casal se separou pela primeira vez em 2021, mas continuaram compartilhando a guarda do filho. Eles também tiveram uma filha juntos em 2021 e um terceiro filho em 2022. Grimes ainda continuou a morar com Musk em Austin por um período após o rompimento.
Problemas começaram a aparecer no relacionamento em setembro, quando Grimes escreveu e rapidamente excluiu uma postagem no X que parecia mencionar problemas legais.
“Diga a Elon para me deixar ver meu filho ou, por favor, responda ao meu advogado”, escreveu Grimes na postagem de 7 de setembro, já excluída.
Musk tem 10 filhos que teve com três mulheres, incluindo o mais novo, um filho de 1 ano chamado Techno Mechanicus, ou Tau.