Elon Musk destrói conceito do trabalho remoto: "moralmente errado"
Para bilionário, "classe do laptop vive em La La Land" e acha injusto o home office se outros funcionários devem sair de casa para trabalhar
O bilionário Elon Musk, dono da Tesla, SpaceX e Twitter, expressou sua discordância em relação ao home office, considerando-o "moralmente errado". O executivo, que afirma tirar de dois a três dias de folga no ano, acha a condição injusta com os que não podem realizar suas funções de suas casas.
Em uma entrevista à emissora de televisão americana CNBC na terça-feira (16), o empresário afirmou acreditar que as pessoas são mais produtivas quando estão fisicamente presentes no local de trabalho e criticou aqueles que optam por ficar em casa.
"Não me parece moralmente certo que você possa trabalhar de casa enquanto aqueles que produzem seu carro, constroem ou arrumam sua casa, fazem sua comida e tudo o que é consumido não podem fazer o mesmo", disse.
"A classe do laptop vive em La La Land."
Musk ainda fez alusão a uma frase atribuída a Maria Antonieta, rainha da França durante a eclosão da Revolução Francesa, comparando os defensores do home office a pessoas que se colocam em um "pedestal moral".
"É como se estivessem dizendo aos outros: 'que comam brioches' (na falta de pão)."
Nas empresas que Musk lidera, os funcionários são exigidos a trabalhar presencialmente 40 horas por semana.
"I'm a big believer that people are more productive when they're in person," Elon Musk said Tuesday on the work from home trend. "People should get off their goddamn moral high horse with their work-from-home b*******." https://t.co/W1BjwKobX8 pic.twitter.com/FWzVHtZFEH
— CNBC (@CNBC) May 16, 2023
Musk anuncia nova CEO do Twitter
Musk divulgou na última sexta (12) o nome da nova CEO do Twitter: Linda Yaccarino. A recém-nomeada líder do pássaro azul é a ex-vice-presidente de publicidade da NBCUniversal e assumirá o cargo no lugar do proprietário da plataforma.
A nova líder será responsável pelas operações de negócios, visando restaurar a lucratividade da rede social. Prevê-se que a executiva comece a desempenhar suas funções em um prazo de até seis semanas, no final de junho ou início de julho.
Musk continuará em uma posição de chefia, concentrando-se no design de produtos e nas novas tecnologias. Em conjunto com a nova CEO, sua missão agora é transformar o Twitter na plataforma X, um antigo sonho de construir um superaplicativo.
O bilionário tem interesse em fazer do X uma combinação de rede social, comércio eletrônico, chat online, serviço de pagamentos e entrega de produtos. Esse modelo all-in-one é consagrado pelo WeChat na China, no qual as pessoas podem resolver diversas questões sem sair do aplicativo.
Musk e Yaccarino recentemente participaram juntos de uma conferência em Miami, onde proferiram uma palestra sobre parcerias envolvendo o "Twitter 2.0". Na época, chamou a atenção o excelente relacionamento entre a dupla, que até então era desconhecido.