Script = https://s1.trrsf.com/update-1733861710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Elon Musk doará mil terminais de internet Starlink para ajudar nos resgates do Rio Grande do Sul

Bilionário diz que terminais da internet via satélite serão livres para uso até que "toda a região se recupere"

9 mai 2024 - 11h20
(atualizado às 11h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Elon Musk anunciou em uma postagem na sua rede social X (antigo Twitter) que sua empresa de internet via satélite Starlink doará mil terminais para socorristas no Rio Grande do Sul, para ajudar nas buscas e resgates de sobreviventes nas enchentes que afetam os municípios da região. Musk diz que os terminais serão livres para uso "até que toda a região se recupere".

No post, o bilionário incluiu um vídeo compartilhado pela modelo gaúcha Gisele Bündchen em seu Instagram em que ela pede doações para seu estado.

A internet da Starlink está disponível no Brasil desde fevereiro de 2022. De acordo com o site oficial do serviço, a mensalidade da internet para residências custa R$ 184, mais R$ 2.000 para adquirir o equipamento.

Outro bilionário do mundo da tecnologia que anunciou ajuda pela mesma rede social foi Tim Cook, CEO da Apple. Na noite de terça-feira, o magnata disse que a "Apple vai doar para os esforços de socorro no território."

Região sofre com perda de conectividade

As operadoras de telefonia TIM, Vivo e Claro habilitaram o acesso gratuito à internet móvel para os moradores dos mais de 300 municípios do Rio Grande do Sul que foram afetados pelas chuvas torrenciais e alagamentos. As empresas liberaram o acesso à internet mesmo para quem não é cliente. Isso significa que, se o sinal de uma operadora não estiver disponível, o celular se conecta gratuitamente a outra rede. Segundo a Conexis Brasil Digital, associação que reúne as empresas de telecomunicações, as redes de internet fixa e móvel têm sido mantido ativas na maior parte do Estado.

Contudo, as fortes chuvas afetaram os serviços de telecomunicação, o que dificultou os trabalhos das equipes de resgate. De acordo com a Defesa Civil gaúcha publicados pela Agência Brasil, até órgãos públicos chegaram a ficar sem acesso à telefonia e internet em consequência dos temporais. Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, a cerca de 120 quilômetros de Porto Alegre, é uma das localidades onde a própria prefeitura ficou incomunicável.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade