Elon Musk volta a tuitar depois de enquete decidir que ele deve sair
CEO do Twitter concorda que somente contas com assinatura Twitter Blue deveriam participar de enquete sobre políticas internas
O bilionário Elon Musk se manifestou pela primeira vez desde que a maioria das pessoas votou pela sua saída da direção do Twitter, numa enquete proposta por ele mesmo.
Ele tuitou que, nas próximas votações sobre políticas do Twitter, poderão participar somente assinantes do programa Twitter Blue, que custa US$ 8 mensais nos Estados Unidos e dá direito ao selo de verificação azul ao lado do nome.
A história começou no domingo (18), quando Musk perguntou se ele deveria renunciar e prometeu cumprir a decisão. Um dia depois, ao final da votação, mais de 10 milhões de pessoas (57,5% do total) haviam optado pela sua saída.
Silêncio pós-enquete
Como apontou o jornal britânico The Guardian, Musk, que costuma ser um usuário bastante ativo da plataforma, ficou horas sem se manifestar depois da votação.
O executivo voltou ao responder "Interessante" a várias sugestões de usuários da rede social de que o resultado da enquete foi prejudicado pela participação de contas falsas.
Outro usuário sugeriu que "Somente assinantes Blue deveriam ser capazes de votar em enquetes sobre política interna", ao que Musk respondeu: "Bom ponto. O Twitter mudará isso."
O Twitter é uma empresa de capital fechado e Musk detém a maior parte do capital. Por causa disso, ninguém tem poder para obrigá-lo a renunciar.
Decisões polêmicas
O processo de compra do Twitter por Elon Musk e suas decisões desde então vêm sendo marcadas pela polêmica. Alguns críticos chegam a apontar que a própria imagem de Musk como empreendedor e empresário tem sido bastante comprometida.
Na semana passada, ele baniu uma conta que tuitava a localização de seu jato particular e, em seguida, excluiu jornalistas que criticaram o banimento da conta.
No domingo, decidiu proibir links de outras redes sociais, como Instagram, Facebook e o concorrente Mastodon. Ele voltou atrás depois de uma enquete feita pela conta Twitter Safety decidir que deveria voltar atrás.